A seleção principal de futebol da Guiné-Bissau vai iniciar a fase de qualificação da zona africana para o campeonato do mundo que se realiza no Qatar em 2022.
Devido à falta de condições do estádio nacional, a equipa nacional deverá, no seu primeiro jogo, enfrentar a Guiné-Conacri na Mauritânia ou em Marrocos, por decisão da FIFA.
A informação foi transmitida este sábado, 07 de agosto de 2021, pelo presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, em conferência de imprensa realizada na sua sede sita no Alto Bandim, em Bissau.
“Já recebemos as respostas positivas dos dois países que manifestaram interesse em receber o jogo, temos que escolher onde vamos jogar frente a Guiné-Conacri até a próxima segunda-feira, entre a Mauritânia e Marrocos”.
Mendes revelou que a FFGB pretende que a partida seja realizada na Mauritânia.
A FIFA, através da Confederação Africana de Futebol (CAF), decidiu aplicar à Guiné-Bissau uma sanção de interdição do uso do seu estádio para competições internacionais, devido ao incumprimento de algumas medidas.
“Entidades desportivas nacionais não obedeceram às recomendações deixadas por uma missão da CAF, que esteve em Bissau para fazer uma reavaliação do Estádio 24 de setembro”, justifica a FFGB.
Caíto Teixeira pediu desculpas à nação guineense. Contudo, disse que “aceita com naturalidade” a decisão da FIFA e da CAF, uma vez que “a Guiné-Bissau está inserida no contexto de futebol mundial”, tendo, por isso, “a obrigação de seguir a evolução da modalidade recomendada pelo organismo que dirige futebol mundial”.
A secção desportiva do Jornal O Democrata sabe que a missão da CAF que esteve em Bissau, constatou que o relvado do estádio nacional, o retângulo do jogo, os balneários e a iluminação não reúnem condições para a realização de uma partida de futebol internacional.
O presidente da FFGB revelou que o executivo já desbloqueou uma verba para iniciar os trabalhos de reabilitação do estádio, do recinto à sede da FFGB.
A Guiné-Bissau vai iniciar no próximo mês de Setembro a fase de qualificação para o mundial 2022 a realizar-se no Qatar. Os “Djurtus” integram o grupo I com Marrocos, Guiné-Conacri e Sudão Norte. A seleção nacional, deveria receber a Guiné-Conacri na primeira jornada em casa, mas dada à interdição da FFGB, terá que informar à FIFA, até dia 9 do mês em curso, o local onde vai ser realizado o jogo.
De acordo com a CAF, oito das 40 federações que estão na fase de qualificação não têm, até ao momento, um estádio que apresente os requisitos mínimos para poder receber jogos.
Por: Alison Cabral
Foto: AC
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário