A ministra da Mulher, Família e Coesão Social da Guiné-Bissau, Maria da Conceição Évora, disse que o tráfico dos seres humanos no país constitui preocupação para as autoridades nacionais. A ministra anuncia a suspensão do processo de adopção dos menores
Falando, hoje, à imprensa sobre o recente relatório do Departamento de Estado norte-americano em relação ao tráfico de seres humanos que denuncia que os traficantes estão a explorar sexualmente os menores nas ilhas dos Bijagós, Maria da Conceição Évora sustenha ainda que, para travar o tráfico dos seres humanos, o país já suspendeu todos os processos de adopção dos menores.
A ministra fala ainda da fragilidade das fronteiras do país, como um dos entraves nesta luta.
O relatório salienta que as autoridades guineenses nunca condenaram um traficante e que o Governo não tem procedimentos formais para identificar e proteger as vítimas.
Portanto, instada a falar sobre isso, a ministra da mulher explica que foi aberto um inquérito judicial que envolve proprietário de um dos hotéis na zona sul que estaria a tentar mandar para a Europa algumas crianças guineenses.
A ministra acredita que o processo poderá culminar com a detenção da suspeita.
A ministra denuncia que duas crianças guineenses foram interceptadas em Argentina e com suspeita de tráfico, neste momento, como a Guiné-Bissau não tem representação diplomática, estes menores estão sob alçada das autoridades daquele país.
O relatório do Departamento de Estado norte-americano revela que a Guiné-Bissau saiu no nível dois para o três no combate ao tráfico de seres humanos.
O documento sustenta ainda que o Governo continua a não ter recursos e vontade política de combater de forma abrangente o tráfico de seres humanos.
Uma das preocupações tem a ver com a investigação e a condenação dos falsos professores corânicos.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário