Bissau,10 Dez 20(ANG) – O Director-geral do Turismo considerou de positivo o 1º Fórum Turístico de Gabú que decorreu entre os dias 2 e 5 do corrente mês de Dezembro, por permitir fazer o levantamento das potencialidades turísticas daquela região leste da Guiné-Bissau.
Em declarações exclusivas à ANG sobre o balanço do referido evento, Sirma Seide disse que o Fórum tinha como objecto fazer um inquérito aberto ao público sobre a avaliação das localidades turísticas existentes naquela localidade.
Aquele responsável salientou que a região de Gabú dispõe de potencialidades turísticas que necessitam de ser exploradas, acrescentando que foi nesta perspetiva que elaboraram um Plano que lhes permite fazer um levantamento das referidas potencialidades.
Sirma Seide sublinhou que o Fórum Turístico de Gabú conseguiu recolher elementos suficientes que lhes permitem situar a cidade de Gabú num contexto turístico verdadeiro e mais atraente.
“Os elementos recolhidos em Gabú permite-nos espelhar exactamente quais são as potencialidades existentes em cada localidades visitadas e as referidas potencialidades, permite a qualquer investidor e o próprio Governo dar mais atenção aos valores culturais, históricos e turisticos existentes na zona e que requerem mais conservação”, explicou.
O Diretor-geral do Turismo apontou como localidades atrativas, a povoação de Cansalá, Madina Boé, local onde foi proclamada a Independência, as pessoas que colaboravam na feitura do espaço e o lugar onde habitavam os dirigentes do PAIGC.
“Encontramos ainda as testemunhas do acto da proclamação da Independência e que nos prestaram depoimentos sobre o que aconteceu naquela altura”, explicou.
Sirma Seidi afirmou que o papel principal daquela instituição é fazer com que a população da Guiné-Bissau sinta que, de facto, dispõe de potencialidades turísticas ao seu redor que podem ser aproveitados, em benefício de todos.
“O 1º Fórum Turístico de Gabú permitiu-nos igualmente para além de reconhecer valores existentes, criar um ambiente de correlação e harmonia bem como descobrir a capacidade humana existente naquela região”, explicou Seide.
O 1º Fórum Turístico de Gabú congregou técnicos de diferentes instituições do Estado nomeadamente, da Administração Territorial, do Ministério do Interior, Comunicação Social, Turismo, Saúde entre outros.
Conosaba/ANG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário