O Presidente da República Úmaro Sissoco Embaló condecorou hoje, 02 de dezembro de 2020, a brigada médica cubana com a Medalha de Cooperação Mérito e desenvolvimento. A equipa médica que deixa o país amanhã, chegou ao país desde o dia 26 de junho deste ano, para auxiliar as autoridades nacionais na luta contra o coronavírus. A brigada é composta por 24 profissionais, entre médicos, técnicos do laboratório, enfermeiros e de técnicos da electromedicina.
O ato da condecoração da brigada médica cubana foi testemunho pela Alta Comissária para a Covid-19, Magda Robalo e Silva, o embaixador de Cuba na Guiné-Bissau, Raúl de La Penã Silva e alguns membros do Gabinete do Presidente da República.
Interpelado pelos jornalistas, o embaixador de Cuba, Raúl de La Penã Silva demonstrou-se satisfeito com a condecoração e disse que o gesto demonstra a relação de amizade e solidariedade que existe entre o povo guineense e o povo cubano, desde a luta armada de libertação nacional.
“A condecoração é um sinal de reconhecimento ao sistema de saúde cubana, por parte da Guiné-Bissau”, afirmou e que a missão médica que se despediu do chefe de Estado guineense, Sissoco Embaló, apoiou o país com o espírito de entusiasmo na luta contra a covid-19.
O diplomata cubano agradeceu o apoio recebido da parte das autoridades guineenses, tendo realçado que para além do apoio no domínio de educação (formação dos médicos) , “a Cuba pretende formar médicos especialistas e apoiar a Guiné-Bissau na diplomacia económica”, assinalou.
Por: Epifânia Mendonça
Foto: E.M
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário