A ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades considerou hoje (9) que a reeleição do Director-executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) “é uma vitória para diplomacia guineense”.
Suzi Carla Barbosa falava depois da XXV reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em videoconferência, sob o tema “Reafirmação da Cooperação na CPLP no contexto da pandemia Covid-19”.
“Foi uma reunião positiva em que contamos com vários países para que a Guiné-Bissau seja reeleito diante do Instituto Internacional da Língua Portuguesa através do Mestre Incanha Intumbo. Mas uma vez falo-vos que é uma vitória para a diplomacia guineense como estado”, referiu a ministra dos Negócios Estrangeiros.
De acordo com a agenda do encontro, os ministros debateram e aprovaram resoluções sobre o reforço da cooperação em situações de emergência, o projecto de acordo de Mobilidade na CPLP, a revisão do Acordo Sede e a concessão da categoria de Observador Consultivo.
Perante o projecto de acordo de Mobilidade na CPLP, a titular da pasta da diplomacia guineense disse concordar com a questão, contudo, a resolução saída salienta o cumprimento de acordo através do parâmento de cada país.
“Objectivo deste projecto é realmente dentro do espaço da CPLP para que haja mobilidade porque não faz sentido estarmos no mesmo espaço onde há restrições, e a Guiné-Bissau e o Portugal concordaram com a proposta de Cabo-verde concernente a esta situação”, explicou Barbosa.
Em relação a situação de visto aos estudantes Suzi Barbosa disse que a situação deve-se da medida que estão a ser tomadas devido a pandemia da Covid-19 mas, assegura que a Guiné-Bissau “é país com mais visto para o Portugal”.
“Vimos manifestações e os estudantes preocupados com a situação por isso, queremos dizer aos estudantes que a situação é derivado da pandemia Covid-19 e também das medidas que os países estão a tomar mesmo assim de todos os países que estão a receber o visto de passagem, a Guiné-Bissau é o país da CPLP com mais visto para o Portugal”, sustentou a Ministra.
O Conselho de Ministros, ainda, apreciou os orçamentos de funcionamento do Secretariado Executivo da CPLP e do IILP para 2021 e marcou a data de 17 Julho para a realização da XXVI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros, em 2021, que será em Angola.
O Conselho de Ministros é constituído pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Relações Exteriores dos nove Estados-membros da CPLP. A República de Cabo Verde assumiu, a Julho de 2018, a presidência da CPLP, na Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Santa Maria, na ilha do Sal, sob o lema “As Pessoas, A Cultura, Os Oceanos”.
Por: Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário