quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

GUINÉ-BISSAU REGULARIZA AS QUOTAS E PARTICIPA NO MUNDIAL DE LUTA LIVRE

 

A Federação de Luta da Guiné-Bissau conseguiu regularizar a quota de 2020 na Federação Internacional da Modalidade, de cerca de dois mil francos suíços e obteve luz verde para participar no Campeonato do Mundo da modalidade, que arranca no próximo sábado em Belgrado, Sérvia. 

A informação foi dada ao Jornal O Democrata na terça-feira, 08 de dezembro de 2020, pelo presidente do órgão, João Bernardino Soares da Gama, em conversa telefónica, que tinha por objetivo falar dos preparativos da caravana nacional no mundial de luta livre.

“Posso confirmar que a Guiné-Bissau conseguiu liquidar a sua quota de 2020, graças ao apoio do Comité Olímpico Nacional, com recurso a uma verba a que tínhamos direito da federação internacional, mas que acabou por servir para amortizar a dívida em causa”, explicou Bernardino Soares da Gama.

O responsável federativo guineense transmitiu a O Democrata, que além do apoio para regularizar a quota, o Comité Olímpico Nacional ainda comprou bilhetes para os cinco atletas inscritos para o Mundial da modalidade na Sérvia, entre os quais o tricampeão africano, Augusto Midana.

Em relação à taxa de participação dos atletas e os per diem da caravana nacional, Soares da Gama disse que até ao momento da entrevista não tinha sido resolvido, embora se tenha mostrado esperançado que o governo vai assumir a sua responsabilidade neste sentido.

“Tivemos um recente encontro com o secretário de Estado dos Desportos, Florentino Dias, que prometeu que o executivo faria de tudo para dar o seu apoio financeiro aos atletas e restantes elementos da caravana nacional”.

Os atletas estão num estágio desde 11 de novembro na Costa de Marfim, e devem seguir quarta-feira, 09 de dezembro, para Sérvia, segundo a indicação de Soares da Gama. 

Os restantes dois elementos da caravana, o presidente da federação de Luta, João Bernardino Soares da Gama, e a diretora técnica, Leopoldina Ross Dayves, seguirão para Sérvia só no dia 10. No documento entregue a O Democrata pelo órgão, os cinco atletas inscritos para o Mundial da modalidade na Sérvia, são: o tricampeão africano, Augusto Midana na categoria de 74 kg, Bedopassa Buassat Djonde na categoria de 86 kg, M’bundé Cumba M’bali na categoria de 65 kg, Diamantino Iuna Fafé na categoria de 57 kg e Debora Valeria Turé na categoria de 50 kg, única mulher entre os selecionados.

Recorde-se que nos dois Campeonatos Africanos da Modalidade na Tunísia 2019 e Argélia 2020, os atletas guineenses conseguiram trazer 8 medalhas para o país, entre ouro, prata e bronze.

O tricampeão africano, Augusto Midana, já arrecadou 17 medalhas para o país: 10 de ouro, mais 7 prata e bronze.Representou a Guiné-Bissau nos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, em Londres, quando terminou em 7º lugar. Em 2016, Augusto Midanarepresentou a Guiné-Bissau pela terceira vez nos Jogos Olímpicos, desta vez no Rio de Janeiro. O torneio da Sérvia decorrerá entre os dias 12 e 20 de dezembro na capital sérvia.

Por: Alison Cabral

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário