sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

JORNALISTA, CALIFA SOARES CASSAMA DESIGNADO NOVO SECRETÁRIO DA LUTA CONTRA SIDA



Bissau - O jornalista Califa Cassamá foi nomeado quinta-feira pelo primeiro-ministro da Guiné-Bissau novo secretário executivo da luta contra SIDA e afirmou à agência Lusa que o seu objectivo é "levar os guineenses a mudarem de comportamento" perante a doença.

Antigo correspondente do canal África da RDP, Califa Cassamá diz que vai concentrar a sua actuação em campanhas junto dos jovens para promover "uma verdadeira mudança de comportamento" em relação ao VIH/SIDA na Guiné-Bissau.

"Queremos fazer da Guiné-Bissau um país com menos número de pessoas infectadas", indicou Cassamá, que vai fazer uma "aposta forte" no trabalho de sensibilização aos jovens e também na distribuição gratuita dos anti-retrovirais juntos dos doentes.

Dados mais recentes indicam que a taxa de prevalência do vírus da SIDA na Guiné-Bissau atinge 5,3% na faixa etária da população entre 15 aos 49 anos.

Mais de 30 mil guineenses necessitam de tratamento com anti-retrovirais, quando, segundo dados disponíveis, apenas nove mil recebem os medicamentos, que são comprados através de verbas do Fundo Global e de países como Portugal e Brasil.

Além de dificuldades na mobilização de fundos para pagar campanhas de luta contra SIDA, a Guiné-Bissau também enfrenta problemas ligados ao estigma que a população coloca perante os doentes.

O novo secretário executivo do comité nacional de luta contra SIDA promete igualmente dar "mais visibilidade" aos trabalhos da instituição para que a população "possa ter a doença como uma coisa real", enfatizou Califa Cassamá.

Dados disponíveis no país indicam que as mulheres guineenses são as mais afectadas pelo VIH e as zonas no Leste - regiões de Bafatá e Gabú -, que fazem fronteira com a Guiné-Conakry e o Senegal, fazem parte das mais atingidas pela doença.

As regiões de Oio e Biombo (centro/norte do país) e Bolama/Bijagós (ilhas) são as zonas da Guiné-Bissau com menor prevalência da epidemia.

Conosaba com angop

Sem comentários:

Enviar um comentário