quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

REPRESENTANTE DO BANCO MUNDIAL CONSIDERA DESEMPREGO UM DESAFIO AO PAÍS

Representante do Banco Mundial afirmou hoje (18 de Janeiro) que o desemprego e subemprego jovem são desafios importantes para Guine Bissau.
Cristina Swennson que falava no acto de lançamento do projecto de competição de plano de negócio denominado DESAFIO-Guiné-Bissau, financiado pelo banco mundial, disse que “a taxa do desemprego ronda os 10% entre os jovens, 58% entre as mulheres e 39% entre homens o que indica que a maioria em zonas urbanas não participa no mercado do trabalho”, diz.
“O desemprego e o subemprego jovens na Guiné-Bissau são desafio importante para o país. A taxa do desemprego ronda os 10% entre os jovens mas é necessário também considerar que um total de 58% e 39% dos homens nas zonas urbanas em idade própria não participam no mercado do trabalho, quando participam estes homens e mulheres tem muitas vezes as actividades gerados de um rendimento pequeno e muitas das vezes irregular para além do espirito de empreendedorismo como orientação para o mercado não significa dinâmica na Guiné-Bissau”, sublinhou.
Entretanto o titular da pasta do comércio Victor Mandinga, desse que o Estado tem que agir tal como o apoio do Banco Mundial para arranjar mecanismo para financiar os jovens e mulheres guineenses.
Por outro lado, afirmou que “é necessário tudo fazer para que duas coisas acontecem na Guiné, a primeira a arranjar maneira de dar emprego aos jovens e a segunda maneira é arranjar todos os meios, e o Estado tem que agir tal como este apoio do Banco Mundial que já deu uma primeira semente para arranjar mecanismos para financiar os jovens e mulheres guineenses”, contou.
Para o Coordenador do Projecto de Reabilitação do Sector Privado, Josué Gomes Almeida, o lançamento do programa de competição de plano de negócio DESAFIO Guiné-Bissau, ira contribuir para criação de oportunidades de emprego e crescimento económico.
O programa DESAFIO Guiné-Bissau, visa contribuir para a diversificação da economia Guineense, através do apoio ao desenvolvimento de uma cultura empresarial com objectivo de apoiar a construção ou expansão de negócio inovadores, viáveis e sustentáveis.
Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário