terça-feira, 31 de janeiro de 2017

APROVADA A ADESÃO DE MARROCOS NA UNIÃO AFRICANA

Rei de Marrocos


Os chefes de Estado presentes na 28ª Cimeira da União Africana (UA) em Addis Abeba aprovaram, sem voto, a adesão de Marrocos na organização.

O reino de Marrocos torna-se assim no 55º membro da organização, uma “coroação” que é o resultado de uma intensa ofensiva diplomática marroquina no continente africano, durante mais de um decénio. É também uma vitória com sabor amargo, pois o reino se retirara da pretérita Organização da Unidade Africana (OUA) em protesto contra a presença da República Árabe Sarauí Democrática (RASD), que disputa a soberania no Sara Ocidental, que mantém o seu lugar na UA.

Durante o debate à porta fechada, o presidente senegalês, Macky Sall, declarou que 39 países da organização defendiam a adesão sem condições de Marrocos à UA, enquanto a Argélia, África do Sul e Angola, apoiantes da Frente Polisário e RASD, defenderam uma adesão sob condições. Uma das propostas adotadas prevê a criação de um comité de acompanhamento de Marrocos na sua adesão e supervisão dos princípios da UA.

Conosaba/© e-Global

Sem comentários:

Enviar um comentário