quarta-feira, 25 de junho de 2014

OCTÁVIO LOPES FOI NOMEADO DIRETOR DO GABINETE DO PRESIDENTE DA GUINE-BISSAU



José Mário Vaz ouviu partidos políticos antes de nomear primeiro-ministro. Domingos Simões Pereira apontado pelo PAIGC, sem oposição das outras quatro forças da ANP.

O jurista Octávio Lopes foi nomeado ministro-diretor do gabinete do novo Presidente da Guiné-Bissau, de acordo com o primeiro decreto presidencial de José Mário Vaz. 

O novo diretor de gabinete de Vaz era até aqui seu advogado. Jurista formado em Portugal e advogado que representa os interesses da firma de advocacia Miranda Correia Amendoeira & Associados na Guiné-Bissau, Octávio Lopes chegou a ser "eleito" líder da bancada parlamentar do PAIGC por um grupo de deputados, mas o processo acabou por ser chumbado pela direção do partido, considerando que o mesmo não respeitava as normas estatutárias. O jurista esteve já na qualidade de diretor de gabinete e assistiu às audiências que José Mário Vaz manteve com os partidos políticos com assento parlamentar. 

O Presidente auscultou as cinco forças políticas representadas na Assembleia Nacional Popular, tendo em vista a nomeação do primeiro-ministro e a formação do governo nos próximos dias. Domingos Simões Pereira foi indicado pela força maioritária, o PAIGC, para dirigir o executivo. O nome é consensual entre os partidos ouvidos pelo Chefe de Estado, que reconhecem ter sido essa a vontade expressa pelo povo guineense.


http://www.rtp.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário