terça-feira, 17 de junho de 2014

CAROS LEITORES, AGUARDEM A PRIMEIRA "GRANDE" ENTREVISTA DO BLOGUE "CONOSABA DO PORTO" COM O NOSSO HISTORIADOR E INVESTIGADOR GUINEENSE DR. JULIÃO SOARES SOUSA (BREVEMENTE...MUITO INTERESSANTE)


Julião Soares Sousa, o primeiro guineense a doutorar-se pela Universidade de Coimbra

Historiador e investigador guineense, especialista em História Política da Guiné e de Cabo VerdeNatural da Guiné, é actualmente investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra (1).

Em 1991 concluiu a Licenciatura em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Seis anos depois, em Janeiro de 1997, torna-se mestre em História Moderna, também pela FLUC.
Desde 1999 que vinha a preparar o seu doutoramento, em História Contemporânea. A sua principal área de investigação é a construção do Estado nos PALOP. Porém, revela ainda um gosto por outras áreas científicas, nomeadamente, História de África, História e Cultura dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, História da Expansão, Colonialismo e Anticolonialismo.

Quanto a publicações, em 2003 lança a sua primeira obra, intitulada, “Os movimentos unitários anticolonialistas (1954-1960). O contributo de Amílcar Cabral”. Faz parte da revista Estudos do Século XX, do (CEIS20).

Publica, ainda, “Amílcar Cabral: do envolvimento na luta antifascista à manifestação de tendência autonomista no Portugal do pós-Guerra (1945-1957)”. A publicação resultou de comunicações e discursos produzidos no II Simpósio Internacinal Amílcar Cabral realizado na Cidade da Praia, Brasil, entre 9 e 12 de Setembro de 2004.



Sem comentários:

Enviar um comentário