O Ministério Público pode ser declarado perdido a favor do estado guineense, a aeronave Gulfstream IV, com matrícula XA-SBT, proveniente da Venezuela, apreendido pela Polícia Judiciária (PJ) no passado sabádo, no aeroporto de Bissau, com 2.633,1 kg de cocaína. A aeronave transportava 78 fardos de cocaína.
As informações foram avançadas a Rádio Sol Mansi por uma fonte bem posicionada junto ao ministério Público.
No âmbito desta operação, foram detidos todos os tripulantes da aeronave, incluindo o piloto. Entre os detidos encontram-se cinco cidadãos latino-americanos: dois de nacionalidade mexicana, um colombiano, um equatoriano e um brasileiro.
A nossa fonte avança ainda que os detidos já estão encaminhados a Vara Crime do Ministério Público, para o primeiro interrogatório judicial e a subsequente aplicação de prisão preventiva.
A investigação continuará a decorrer com o objetivo de desmantelar toda a rede envolvida neste tráfico, segundo a Polícia Judiciária.
Presidência da República promete medidas severas contra todos os implicados
A Presidência da República (PR) prometeu hoje tomar medidas severas contra todos os implicados na aterragem da aeronave de cocaína no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.
A promessa foi tornada pública esta segunda-feira pelo conselheiro político do presidente da República numa comunicação a imprensa depois de quase 48h da apreensão desta grande quantidade de droga pela PJ.
Delfim da Silva considera o ato de criminoso no qual enalteceu as instituições envolvidas na apreensão deste estupefaciente e encorajou-os a encerrar fileiras na luta contra tráfico internacional de estupefaciente que é um fenómeno que representa uma séria de ameaça.
Recorde-se que a Polícia Judiciária guineense anunciou a apreensão de 2.633,1 kg de cocaína a bordo de uma aeronave em Bissau, no último fim de semana.
Fato que levou a reação dos partidos políticos do Fórum para Salvação da Democracia que reúne APU-PDGB, PRS e MADEM-G15, acusando o chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, e o seu governo pela aterragem de aeronave com grande quantidade de drogas no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.
Outra reação foi do Presidente da Convergência Nacional para a Liberdade e o Desenvolvimento (COLIDE-GB que denunciou a existência de uma "agenda perigosa e Sinistra", concebida que está em curso de execução na Guiné-Bissau.
Por. Nautaran Marcos Có_ Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário