A União Europeia disponibiliza 1,5 mil milhões de euros para apoiar a sociedade civil e jovens guineenses na promoção de atividades que ajudem a atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030.
O montante apresentado, hoje, inclui-se no programa indicativo multianual da cooperação entre a União Europeia para a Guiné-Bissau que começou em 2021 e vai até 2022) e do Roteiro da EU para um compromisso com a sociedade civil 2021-2025.
A Chefe da Unidade da Africa Ocidental da Direção geral da parceria internacional, Francesca di Mauro, explica que o montante está centrado em contribuir para um ambiente favorável e acessível á sociedade civil, uma participação mais inclusiva das organizações da sociedade civil no diálogo social e politico e no reforço das capacidades das organizações da sociedade civil.
“Estamos empenhados em apoiar a sociedade civil a nível global, quer como atores independentes do desenvolvimento e da governação, quer como parceiros vitais para a União Europeia no nosso próprio diálogo politico”, esclarece.
Mauro disse ainda que o programa para organizações da sociedade civil é o único programa temático com um mandato “claro” baseado em atores no âmbito do instrumento para a Europa Global.
A Embaixadora da União Europeia, Sónia Neto, garante que o recente lançamento do programa indicativo multianual da União Europeia para com a Guiné-Bissau, mês de Março ano passado, para o período 2021-2027, no valor de 112 milhões de euros, é um “excelente” exemplo.
“Este novo programa tem como prioridade o desenvolvimento humano com forte enfoque na educação, assim como os objetivos da aliança União Europeia - Africa com as parceiras para a paz, segurança e governação, para o crescimento sustentável, para o emprego e para a transição verde e acesso á energia”, sustenta.
Segundo fontes, o programa indicativo multianual da União Europeia para a Guiné-Bissau (MIP 2021-2022) é composto por três prioridades estratégicas que contribuem cada uma, alcance dos ODS da agenda 2030.
Texto & Imagem: Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário