O escritor guineense, Abdulai Sila, apresentou, ontem, ao público, a sua peça teatral “DEIH” que fala dos valores da amizade, da paz, da esperança e do empoderamento feminino.
DEIH é a quinta peça teatral escrita por Abdulai Sila e, primeira escrita em língua crioulo teve a sua estreia, ontem, no centro cultural franco-Bissau-Guineense. Deih é uma história baseada em outras histórias do quotidiano guineense e, fala de uma amizade de duas guineenses que, embora sem algum laço familiar ou de sangue, conseguiram fazer prevalecer a amizade além da morte.
A peça teve a duração de 3 horas de tempo e foi assistida por centenas de individualidades guineenses e estrangeiras, com destaque para as pessoas ligadas ao teatro e a escrita.
Falando aos jornalistas, o escritor da peça teatral, Abdulai Sila, disse que a peça quer regatar os valores da amizade e do empoderamento feminino.
Durante o teatro foram espelhadas as situações sociopolíticas da Guiné-Bissau e foi espelhada a questão da mortalidade materna e da negligência médica.
Abdulai Sila espera que tudo o que foi demostrado seja uma chamada de atenção. O escrito dirigiu a sua mensagem a juventude guineense.
O escritor guineense, Abdulai Sila, disse que os valores da Guiné-Bissau estão a ser banalizados e que estão a criar o tribalismo. Ele disse que é o momento das pessoas tomarem uma decisão para evitar outros males.
A dramaturgia e a direção artística estiveram ao cargo do próprio escritor da peça e a representação juntou vários atores guineenses.
Deih fala do empoderamento feminino, sendo que uma das personagens teve a força e coragem de, na idade adulta, frequentar um curso e formar-se numa das áreas de saúde. Foram 3 horas de humor mas, com momentos fortes de tristezas que revelam a atual realidade social do país.
O escritor da peça, Abdulai Sila, é uma das mais destacadas vozes da literatura guineense contemporânea com as suas obras conhecidos pelo mundo.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Imagem: Internet
Sem comentários:
Enviar um comentário