quarta-feira, 2 de junho de 2021

GUINÉ-BISSAU E BURKINA FASO ASSINAM DOZE ACORDOS DIPLOMÁTICOS EM VÁRIAS ÁREAS

 

A Guiné-Bissau e o Burkina Faso assinaram esta quarta-feira, 02 de junho de 2021, doze (12) acordos diplomáticos, nomeadamente, na área dos transportes aéreos, da energia, das minas e pedreiras, da cultura, das artes, do turismo, da educação, do comércio, da agricultura, da água e do saneamento, dos recursos animais e haliêuticos, do desporto e de lazer.

Os acordos foram rubricados depois de três dias de trabalho da Grande Comissão Mista que envolve técnicos do Burkina Faso e da Guiné-Bissau. A esses acordos podem juntar-se outros. A parte guineense manifestou o  desejo de alargar a cooperação com Burkina Faso nas áreas da proteção civil, da economia e das finanças, da promoção de atividades geradoras de rendimentos para mulheres e jovens e do ambiente. 

A parte Burkinabe prometeu levar essa informação ao conhecimento das estruturas Burkinabes competentes para que a cooperação nessas áreas possa ser também reforçada. As duas partes comprometeram-se em realizar a segunda sessão da Grande Comissão Mista de Cooperação, durante o segundo semestre de 2023 em Ouagadougou, no Burkina Faso, cuja data será fixada mediante acordo através de canais diplomáticos.

Após assinatura dos acordos no Palácio do Governo, a ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa, disse que o trabalho de três dias da Grande Comissão Mista entre a Guiné-Bissau e Burkina Faso é um passo importante para as relações de cooperação entre os países e  estabelecimento de um quadro jurídico legal para  essa relação de cooperação.

A chefe da diplomacia guineense informou que existe ainda um décimo terceiro acordo que será assinado entre as duas Câmaras de Comércio para intensificar laços de cooperação entre Bissau e Ouagadougou. Suzi Barbosa acrescentou que os dois chefes de Estado mostraram uma vontade política para fortificar a cooperação sul-sul e no âmbito da integração regional, porque “os dois países fazem parte da UEMOA e da CEDEAO”.

“Gostaria de salientar que a Guiné-Bissau tem no Burkina Faso um aliado permanente nas nossas relações na CEDEAO, que tem demostrado muito interesse nas cimeiras internacionais, por isso esperamos que essa cooperação intensifique ainda mais as relações diplomáticas entre os dois países”, sublinhou.

Suzi Barbosa anunciou que está ainda prevista a assinatura de mais dois acordos no âmbito da segurança e defesa, portanto “estamos muito satisfeitos, tanto o governo guineense como o executivo do Burkina Faso”, sublinhou.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário