terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

MINISTRO DA AGRICULTURA DA GUINÉ-BISSAU APONTA AGRICULTURA MECANIZADA COMO CAMINHO PARA A QUALIDADE NA PRODUÇÃO

O ministro da Agricultura, Abel da Silva, defende agricultura moderna e mecanizada no ordenamento hidroagrícola para o aumento qualitativo e quantitativo da produção e produtividade agrária no país.
A ideia defendida durante o empossamento dos membros da comissão Instaladora da Agência Nacional de Mecanização e Ordenamento Hidroagrícola.

Na ocasião, Abel da Silva disse que se o país pretende desenvolver, o primeiro caminho é apostar na agricultura moderna, por isso exorta o governo no sentido de prestar maior atenção na aquisição de equipamentos.

“Se quisemos, de facto, desenvolver o país o primeiro caminho é apostar na agricultura moderna e mecanizada, no ordenamento hidroagrícola para o aumento qualitativo e quantitativo da produção e produtividade agrária”, defende.

“A mecanização e o ordenamento hidroagrícola, através da recuperação, reabilitação e construção das barragens modernas para gestão de água são a condição sine qua non para acabar com a dependência à importação de arroz, bens alimentares essenciais de base para a população”, garantiu o ministro da agricultura.

Para, o presidente da comissão, Justino Vieira, o desafio é promover agricultura mais moderna para o bem da população.

“Desafios são de promover agricultura da Guiné-Bissau em termo mais moderna e de aproveitar um 1.400.000 aráveis ou seja 32% da superfície total do país para ser adoptado de características favoráveis ao desenvolvimento para o bem da população”, aponta Vieira.

No todo são cinco (5) membros empossados, na sequência das resoluções do conselho Técnico do ministério da agricultura e Desenvolvimento Rural, realizado no passado dia 20 de Outubro de 2020.

De acordo com o ministro da Agricultura Desenvolvimento Rural o governo deve prestar uma maior atenção, mas mesmo uma maior atenção na aquisição de máquinas e alfaias agrícolas, bem como os equipamentos para irrigação no período da campanha da época da seca.

Por: Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba do Porto



"GOVERNAÇÃO DE CAMPO 2021"
Empossado esta segunfa-feira, 01 de Fevereiro de 2021, os Membros da Comissão Instaladora da Agência Nacional da Mecanização e Ordenamento Hidroagrícola.
A cerimónia teve lugar na sala da reunião do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Na sua Comunicação após a tomada de posse dos Membros da Comissão, o ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Abel da Silva Gomes, afirmou que o primeiro passo para o desenvolvimento do país é apostar na modernização e na mecanização do setor agrário.
"Devemos apostar na modernização e na mecanização da nossa agricultura, é o primeiro passo para o Desenvolvimento do país" afirmou o governante.
O titular da pasta de agricultura lembrou que 32% da superfície do país é adotado de características favoráveis ao desenvolvimento hidroagrícola e pastoril.
Abel da Silva realçou a necessidade de mecanizar a lavoura na Guiné-Bissau para um emprego adequado das máquinas agrícolas.
"A lavoura deve ser mecanizada para um emprego adequado das máquinas Agrícolas, assim podemos combater a fome e a pobreza" disse o ministro.
A comissão tem como principal objetivo de compilar toda a documentação concepcional, nomeadamente os estudos sobre processo e instalação da Agencia Nacional da Mecanização e Ordenamento Hidroagrícola.
Ouvido pela imprensa depois da tomada de posse, o presidente da comissão, JUSTINO VIEIRA, assegurou que a sua equipa vai trabalhar afincadamente para cumprir a missão.
A assessor de imprensa
-------------------------------------------
Mamadú Baldé
01 de Fevereiro de 2021



Sem comentários:

Enviar um comentário