O rebocador de alto mar e navio de apoio ‘Sea Scan 1’ foi comprado pela rede, por algumas dezenas de milhares de euros, para traficar cocaína da América do Sul para a Europa. Iria pagar-se nesta viagem, em que trazia 2430 kg de ‘coca’, avaliados em 125 milhões de euros - mais do que o Euromilhões de 120 milhões ...
A Polícia Judiciária apreendeu 2,5 toneladas de cocaína avaliada em cerca de 125 milhões de euros durante uma operação de combate ao tráfico de droga em alto-mar na madrugada de quarta-feira, com o apoio da Força Aérea e da Marinha Portuguesa.
Além da apreensão da droga proveniente de um país da América latina, foi também apreendido um rebocador de alto-mar registado no Panamá, que terá efectuado o transporte da droga durante grande parte dos percursos, e detidos 11 homens, todos europeus.
Alguns dos 11 detidos, a maioria dos quais de países da Europa de Leste, já têm antecedentes criminais pela prática de diversos crimes relacionados com o tráfico de estupefacientes.
Segundo o director da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária, Artur Vaz, a operação, que contou com a participação da Marinha e da Força Aérea Portuguesa, "resultou da troca de informação no quadro do MAOC-N (Maritime Analysis and Operation Centre - Narcotics), uma agência de combate ao tráfico de droga com sede em Lisboa, em que participam diversos países europeus: Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Irlanda, Itália e Holanda.
Conosaba/publico.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário