Palma - As forças de defesa e segurança de Moçambique abateram diversos membros de um grupo armado numa mata de Cabo Delgado, norte do país, disse hoje à Lusa fonte das autoridades moçambicanas.
Um número indeterminado de mortes resultou de uma troca de tiros junto a Naneia, no limite entre os distritos de Mocímboa da Praia e Nangade, pelas 04H00 da madrugada de quarta-feira.
O confronto aconteceu quando elementos das forças de defesa e segurança moçambicanas faziam uma patrulha pela mata e se depararam com um grupo armado e hostil, referiu a mesma fonte, suspeitando-se que fossem alguns elementos que têm atacado aldeias quase isoladas da região.
Alguns militares sofreram ferimentos ligeiros e estão a ser tratados no hospital rural de Mocímboa da Praia.
Povoações remotas da província de Cabo Delgado, situada entre 1.500 a 2.000 quilómetros a norte de Maputo, têm sido saqueadas com violência por desconhecidos desde Outubro de 2017, provocando um número indeterminado de mortos, na ordem das dezenas, e um número ainda maior de deslocados.
Os grupos que têm atacado as aldeias nunca fizeram nenhuma reivindicação nem deram a conhecer as suas intenções, mas investigadores sugerem que a violência está ligada a redes de tráfico de heroína, marfim, rubis e madeira.
Os ataques acontecem numa altura em que avançam os investimentos de companhias petrolíferas em gás natural na região, mas sem que até agora tenham entrado no perímetro reservado aos empreendimentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário