A delegação da Rede de Estruturas de Gestão Eleitoral na África Ocidental (RESAO) iniciou esta quarta-feira (01 de Agosto) em Bissau, encontros de avaliação técnica dos aspectos jurídicos e operacionais ligados ao processo do próximo escrutínio de 18 de Novembro no país.
Durante três dias de trabalhos, a rede vai avaliar, em pormenores as necessidades ou capacidades das partes nacionais interessadas no processo e, em particular, a Comissão Nacional de Eleições (CNE), para identificar o apoio que os parceiros internacionais podem proporcionar para o sucesso das eleições.
Esta manhã, a missão esteve reunida com CNE no qual foi apresentado a disponibilidade de alguns apoios para o processo eleitoral.
José Pedro Sambú, presidente da CNE, disse que agora cabe ao governo solicitar o governo da Nigéria os apoios necessário para o processo.
“ Depois dessa apresentação, certamente que o governo estarão em condições de decidir se de facto vão pedir esse apoio ao da Nigéria ou não. Nós enquanto órgão de gestão de eleições pedimos os nossos parceiros para virem apoiar o processo eleitoral guineense. Em relação aos aspectos técnicos, vai-se resolver tudo porque pode-se adquirir baterias para a máquinas de impressão de cartões de eleitor poder ter certa autonomia durante certo período de tempo”, afirma Sambu.
De seguida, a delegação reuniu com a Sociedade Civil, e prossiguirá encontros com representante do PNUD no país, ministro do Interior, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, e o primeiro-ministro, Aristide Gomes.
Na quinta-feira, a delegação reunir-se-á com as direcções superiores dos Partidos Políticos com assento parlamentar, nomeadamente Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC), Partido da Renovação Social (PRS), Partido da Convergência Democrática (PCD), Partido da Unidade Nacional (PND), a União Para a Mudança (UM) e fará uma visita de cortesia ao presidente da ANP, Cipriano Cassamá.
A missão encerra o ciclo de contactos com as autoridades nacionais e atores políticos no dia 3 de agosto.
Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário