sexta-feira, 8 de julho de 2022

Religião/Fiéis Muçulmanos celebram sábado a festa de Tabasky

Bissau, 08 Jul 22(ANG) – Os fiéis muçulmanos celebram amanhã(Sábado) a festa de Tabasky também chamado de festa de Carneiro, em todo o território nacional.

A informação consta num comunicado da Comissão Nacional de Observação Lunar da Guiné-Bissau, à que a ANG teve acesso.

Segundo o comunicado, a lua do mês de Julho HIDJA (Tabasky) do ano em curso(1443) foi vista na passada quarta-feira, dia 30 de junho, em duas aldeias, nomeadamente Morés e N´gharo, todas no setor de Mansabá, região de Oio norte do país, pelo que a reza será no dia 09 de Julho.

A informação sobre a dia de celebração de Tabasky ou festa de Carneiro chega aos crentes muçulmanos numa altura em que muitos dizem que a reza será no domingo .

A Comissão Nacional de Observação Lunar foi instituída para acabar com discussões que anualmente se verificam sobre a data de celebração da Festa de carneiro Anos houveram em que um grupo de fiéis celebraram a data num dia e outros no dia seguinte.

São membros desta Comissão, o Conselho Nacional Islâmico( CNI), Conselho Superior de Assuntos Islâmico (CSAI), União Nacional dos Imames, Liga dos Sábios, Associação de Apelo e Sensibilização Islâmica(ASASI), Comunidade Nacional da Juventude Islâmica (CNJI) e Associação Juvenil de Reinserção Social(AJURES).

Conosaba/ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário