quarta-feira, 27 de julho de 2022

PM guineense considera que visita de PR francês é fruto da estabilidade no país

Bissau, 27 jul 2022 (Lusa) – O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Nabiam, defendeu hoje que a visita do Presidente de França, Emmanuel Macron, “é o resultado da estabilidade e do progresso que o país está a viver” neste momento.

Em declarações à Lusa, Nabiam considerou que todos os guineenses se deviam sentir orgulhosos daquela que é a primeira visita de um Presidente francês à Guiné-Bissau e afirmou que o próprio se sente contente com o acontecimento.

“Quero aqui expressar o meu contentamento com esta visita de (Emmanuel) Macron na Guiné-Bissau. É a primeira vez que um chefe de Estado francês visita a Guiné-Bissau, mas não só. É a primeira vez que um grande dignitário como Macron visita a Guiné-Bissau”, observou o chefe do Governo.

Além de motivo de orgulho para os guineenses, sobretudo a classe política atual, o primeiro-ministro considera a visita do Presidente francês um sinal de que a Guiné-Bissau está no rumo do progresso.

“Nós sabemos que a Guiné-Bissau é um país que conheceu sobressaltos ao longo dos 50 anos da independência, isso prejudicou de certa forma a Guiné-Bissau, hoje com essa visita de Macron, como eu disse, por um lado justifica a estabilidade e o progresso que o país está a ganhar, mas também é para dizer que o alcance do nosso Presidente a nível diplomático é visível”, sublinhou Nabiam.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, assumiu no passado dia 03, por um período de um ano, a presidência rotativa da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Para o primeiro-ministro "o cargo tem proporcionado benefícios à Guiné-Bissau", nomeadamente a visita do Presidente de França, que chegará a Bissau esta noite.

“Como presidente em exercício da CEDEAO, eu penso que há todo o interesse do Presidente Mácron em se encontrar com o Presidente Umaro Sissoco Embaló”, afirmou Nuno Nabiam.

Questionado sobre se tratará com Emmanuel Macron algum dossiê em especial, em nome do Governo, o primeiro-ministro guineense disse que a visita é de trabalho entre os dois chefes de Estado, mas que irá acompanhar de perto.

Macron chega hoje a Bissau, às 21:45, para aquela que será a primeira visita oficial de um chefe de Estado de França à Guiné-Bissau.

O chefe de Estado francês será recebido no Aeroporto Osvaldo Vieira, na capital guineense, pelo seu homólogo da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló.

Na quinta-feira de manhã, Macron e Embaló presidem a uma reunião entre as delegações dos dois países, no Palácio da Presidência.

A seguir, o Presidente francês manterá encontros de trabalho com os ministros guineenses dos Negócios Estrangeiros, Suzi Barbosa, da Defesa, Marciano Barbeiro, e das Finanças, Ilídio Vieira Té.

Macron deverá partir da Guiné-Bissau cerca das 12:00 de quinta-feira, de regresso a Paris, no final de uma deslocação a África, que incluiu ainda os Camarões e o Benim.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário