quinta-feira, 21 de julho de 2022

FALECEU O COMENDADOR AUGUSTO FERREIRA MACHADO, COM 86 ANOS DE IDADE, AMIGO DA GUINÉ-BISSAU E, CHEGOU DE OFERECER UM AVIÃO AO ESTADO GUINEENSE




É com profundo pesar e tristeza que o Cônsul Honorário da República da Guiné Bissau, Espinho, Distrito de Aveiro teve conhecimento do falecimento do ilustre amigo, pessoal e da Guiné Bissau, Comendador Augusto Ferreira Machado. Em muitas conversas partilhadas entre ambos, tive a oportunidade de adquirir saber e conhecimento que ainda hoje me servem de referência. Quero deixar aqui expressa a gratidão por tudo o que o Senhor Comendador, Augusto Ferreira Machado e estimado amigo fez por África, realçando Cabo Verde e Guiné Bissau. À família enlutada manifesto as mais sentidas condolências e garantindo que o nome do Senhor Comendador será para sempre lembrado na República da Guiné Bissau.


Soltrópico emite nota de pesar pelo falecimento do seu sócio fundador Augusto Ferreira Machado (16-07-2022 | 21:37)
A Soltrópico emitiu esta segunda-feira, dia 18, uma nota de pesar pela morte do seu sócio fundador e presidente do Conselho de Administração, o Comendador Augusto Ferreira Machado.

“O Comendador Augusto Ferreira Machado, de 86 anos, teve uma carreira profissional que iniciou com o comércio com a Ásia e posteriormente expandiu os seus negócios pela indústria, serviços, agricultura e banca, mantendo em permanência o rigor e a determinação que sempre o caracterizaram. É impossível dissociar a figura do Comendador Augusto Ferreira Machado do desenvolvimento do Turismo nacional. Foi um grande dinamizador do progresso e evolução do Turismo em países lusófonos, nomeadamente em Cabo Verde”, recorda o operador turístico.

A Soltrópico lembra ainda que Augusto Ferreira Machado presidiu e fez parte de inúmeras associações empresarias e de solidariedade Social de âmbito nacional e regional, tendo sido, em 2010, condecorado pelo presidente da República, Cavaco Silva, com o o título de Comendador da Ordem do Mérito Industrial.

“A Soltrópico, o seu Conselho de Administração e os seus colaboradores endereçam as mais sinceras condolências à sua família e amigos. O legado do Comendador Augusto Ferreira Machado permanecerá sempre connosco”, conclui a nota de pesar.

O empresário, proprietário da Auferma, apostou no comércio com o Japão, Coreia, Taiwan e China e posteriormente expandiu os seus negócios pela indústria, serviços, agricultura e banca com a presença na direção da Caixa de Crédito Agrícola.

Em 2010 foi condecorado pelo presidente da República, Cavaco Silva, que lhe atribui o título de Comendador da Ordem do Mérito Industrial.

Natural de Sandim nunca esqueceu as origens e contribuiu para a projeção da freguesia, como por exemplo com a transformação da sua casa de família no hotel Villa Sandini.

Esteve ligado ao mutualismo, nomeadamente à Associação Nossa Senhora de Esperança de Sandim, que alcançou um desenvolvimento notável durante a sua presidência, tendo entre outros projetos criado uma farmácia social ou e uma clínica em Canedo. Projetos que levaram a União das Mutualidades Portuguesas a atribuir-lhe o Prémio Mutualismo e Solidariedade 2020.

O funeral realiza-se na próxima terça-feira em Sandim.



Sem comentários:

Enviar um comentário