sexta-feira, 8 de julho de 2022

Portugal manifesta disponibilidade para apoiar legislativas na Guiné-Bissau

Bissau, 07 jul 2022 (Lusa) — Portugal manifestou hoje disponibilidade para apoiar as eleições legislativas na Guiné-Bissau, marcadas para 18 de dezembro, segundo nota do Ministério da Administração Territorial guineense.

Segundo a nota, divulgada na página da rede social Facebook do ministério, a disponibilidade de Portugal foi manifestada durante um encontro entre o ministro da Administração Territorial, Fernando Gomes, e o embaixador português em Bissau, José Velez Caroço.

Na nota, o Ministério da Administração Territorial salienta que o embaixador prometeu igualmente “trabalhar para o estreitar de relação entre os dois países, sobretudo, fazer a ponte entre o Ministério da Administração Territorial da Guiné-Bissau e Portugal”.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, dissolveu a Assembleia Nacional Popular em maio e formou um Governo de iniciativa presidencial, do qual fazem parte elementos de dois partidos, e marcou eleições legislativas para 18 de dezembro.

Nas anteriores legislativas guineenses, realizadas em 2019, o apoio de Portugal ao ato eleitoral incluiu boletins de voto, atas constitutivas, atas sínteses, atas de apuramento, listas próprias dos votantes, folhas de descarga dos votos obtidos e folhas de descarga por género, além de um apoio financeiro de 100.000 euros.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário