segunda-feira, 25 de julho de 2022

Lançamento do livro “O Tráfico de Armas Ligeiras” de José Luís Higino de Sousa na UCCLA - 29 de Julho de 2022

 

Lançamento do livro “O Tráfico de Armas Ligeiras” de José Luís Higino de Sousa na UCCLA

Terá lugar no dia 29 de julho, às 18 horas, o lançamento do livro “O Tráfico de Armas Ligeiras. Implicações para a Paz e a Segurança na Região dos Grandes Lagos” da autoria de José Luís Caetano Higino de Sousa, General “Zé Grande”, no auditório da UCCLA.


A sessão contará com as intervenções do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e do Reitor da Academia de Ciências Sociais e tecnologias-ACITE, Pedro Dengue. O livro será apresentado pelo Embaixador e Professor Catedrático Convidado da ACITE, Miguel Bembe, e pelo Professor Doutor da Universidade de Lisboa, Luís Brás Bernardino.


No prefácio do livro:


“(…) O autor, com uma larga experiência ao serviço do Ministério da Defesa Nacional e dos Órgãos de Inteligência e de Segurança de Estado (OISE), da República de Angola, traz-nos um amplo estudo científico que contribui para um melhor e mais profundo conhecimento sobre o comércio ilícito e a disseminação de armas ligeiras e de pequeno calibre (ALPC), as implicações destas armas na agudização dos conflitos violentos, das ações terroristas, e do tráfico de drogas e seres humanos na Região dos Grandes Lagos. (…)”

Miguel César Domingos Bembe


“(…) Neste quadro, a presente obra transporta-nos para uma realidade global que tem impacto em África e, mais concretamente, na Região dos Grandes Lagos, evidenciando que o tráfico de armas ligeiras e de pequeno calibre e o comércio ilegal de armas e munições é uma matéria relevante, atual, pouco estudada com profundidade e uma temática que tem implicações nos Estados e nas Organizações Regionais africanas, e com repercussões diretas na sociedade, nomeadamente ao nível da segurança humana e do desenvolvimento sustentado na região. (…)”

Luís Brás Bernardino

Na nota de abertura:

“(…) um livro que foca, tão intensa e sistematicamente, as principais dinâmicas da segurança na Região dos Grandes Lagos, é um poderoso instrumento que nos impele a refletir sobre o que podemos fazer para termos uma sociedade mais segura e, por consequência, mais próspera.

Esse é o desafio premente e permanente em África, esse é também o desafio de todos os dias em Angola… providenciar segurança e desenvolvimento para todos, combatendo o tráfico de armas ligeiras e de pequeno calibre, pois temos a noção plena que sem armas a prevenção e gestão de conflitos se tornaria mais fácil e muito mais eficaz. (…)”


João Manuel Gonçalves Lourenço

Presidente da República de Angola

Presidente da CIRGL

Biografia do autor:

José Luís Caetano Higino de Sousa (Zé Grande) é Professor Doutor em Ciência Política, pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e General das Forças Armadas Angolanas (FAA). Ocupa, desde abril de 2018, o cargo de Diretor-Geral do Serviço de Inteligência Externa (SIE) e o de Presidente do Comité Regional de Coordenação (CRC) da CIRGL, desde 2021. Entre 2019 e 2021, desempenhou também o cargo de Presidente do Comité de Inteligência dos Serviços de Segurança de África (CISSA) para a Região da África Austral.

O seu percurso académico inclui um doutoramento em Ciência Política, um mestrado em Relações Internacionais e Estudos Europeus, uma pós-graduação em Intelligence e Estudos de Segurança e outra em Direito e Segurança, uma licenciatura em Relações Internacionais e outra em Ciências do Comportamento. Para além disso, conta ainda com uma formação profissional transversal nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais, Inteligência e Segurança, Ciência e Arte Militar e Liderança, realizadas em Angola, Portugal, Brasil, URSS, Israel e EUA. Atualmente, é pós-doutorando em Estratégia, pelo ISCSP (Universidade de Lisboa).

Ao longo do seu percurso militar, começou por desempenhar diversas funções, entre a de Comandante da Companhia Independente de Reconhecimento e Informações da 5.ª Região Militar, em 1980, até ao cargo de Chefe do Estado-Maior General Adjunto das FAA, para a Área Operacional e de Desenvolvimento, em 2014.

É Professor Associado Convidado da Academia de Ciências Sociais e Tecnologias - ACITE. Foi, igualmente, Professor Auxiliar pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS) e Professor Assistente no Instituto Superior de Ensino Militar (ISEM), atual Escola Superior de Guerra, em Luanda.


Com os melhores cumprimentos,


Anabela Carvalho

Assessora de Comunicação | anabela.carvalho@uccla.pt

Avenida da Índia n.º 110, 1300-300 Lisboa, Portugal | Tel. +351 218 172 950 | 

uccla@uccla.pt | www.uccla.pt | UCCLA no Facebook | UCCLA no Flickr |UCCLA no Linkedin |




Sem comentários:

Enviar um comentário