quinta-feira, 28 de julho de 2022

Política/Um grupo de militantes do PAIGC pede afastamento de Domingos Simões Pereira da liderança do partido

Bissau, 28 Jul 22(ANG) –Um grupo de militantes e dirigentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde ( PAIGC) diz ser benéfico para o partido o “afastamento voluntário imediato” do líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira.

O pedido foi feito através de uma carta assinada pelo Ex-secretário nacional para Informação e Comunicação do PAIGC, António Óscar Barbosa, atual Conselheiro para Comunicação do Presidente da Repúlica, Umaro Sissoco Embaló, à que a ANG teve acesso.

“Lançamos essa carta tendo em vista a vontade comum de tudo fazer para salvar este grande partido, património nacional e da África com o propósito de lutar, militar, reflectir, unir para salvar o PAIGC.

Na carta, o grupo pede a anulação de todos os actos inerentes à preparação do X congresso e a consequente realização de novos actos preparatórios do evento, nomeadamente, assembleias de base até às conferências regionais electivas.

A demissão da actual Comissão Organizadora do X Congresso e a consequente eleição da nova Comissão para a realização do evento é outra exigência do grupo.

Os elementos do grupo dizem estarem imbuídos da certeza de que hoje, é absolutamente urgente e inadiável, eleger uma nova direcção e um novo líder, que seja pelas provas dadas ao longo destas décadas ao serviço da Guiné-Bissau e do PAIGC e que seja, acima de tudo, um militante convicto dos princípios e ideais de Amílcar Cabral.

O grupo, segundo a carta, diz ter levada levado a cabo uma análise cuidada da conjuntura e das consequências imprevisíveis que a agravação e o prolongamento da crise interna do PAIGC podem acarretar à vida nacional.

“Entretanto estamos cientes de que para a salvaguarda dos interesses superiores do Partido impõe-se o respeito escrupuloso dos Estatutos”, refere.

Informaram que, na qualidade de militantes e dirigentes de longos e calejados anos de luta afirmam que estão cada vez mais unidos nas fileiras dos que estão preocupados com a situação em que se encontra o PAIGC actualmente.

Conosaba/ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário