quarta-feira, 27 de julho de 2022

un vrai homme crée sa propre chance!


Não é por falta de inspiração, mas este artigo vai ser o mais breve dos anteriores da minha autoria.

O jovem General Presidente da República, Umaro Sissoco El Mokhtar Embalo, surgiu da forma como surgiu, isto é, foi declarado vencedor das eleições de 19 de Dezembro de 2019, pela Comissão Nacional de Eleições, na pessoa do respectivo presidente, Dr. Pedro Sambu, tendo de seguido recebido as felicitações do candidato declarado derrotado, Eng. Domingos Simões Pereira.

Em virtude de o candidato ter depois dado o “dito por não dito”, isto é, depois do seu gesto nobre, ter interposto um recurso junto do STJ, apontando supostas fraudes, aquela instituição deliberadamente atrasou-se a pronunciar-se sobre o recurso acima referido.

Consciente do complot que se urdia com vista a inverter os resultados, o jovem General deu um golpe de mestre, tendo sido empossado pelo segundo Vice-Presidente da Assembleia Nacional Popular, Eng. Nuno Gomes Nabian, a 27 de Fevereiro de 2020.
“Cuma lubu negal té má ka bu dal padja di bobra”.
Aqueles que não querem reconhecer o mérito do General Presidente não estão a ser justos, porque só quem é cego é que não vê os sucessos que este jovem estadista tem conseguido.
1. Quantos quadros nacionais é que colocou nas organizações comunitárias (BOAD? UEMOA? CEDEAO, etc.?
2. Quantas missões diplomáticas é que abriu?
3. Quantos embaixadores entregaram as suas cartas credenciais nestes dois anos e meio de presidência?
4. Quantos chefes de estado é que visitaram a Guiné-Bissau, coisa que nunca acontecia dantes?
E agora vem um chefe de estado, Emmanuel Macron, país membro dos G5, isto é, membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Pode-se não concordar com aquilo que muitos consideram de "violação dos direitos humanos”, isto é, os espancamentos, as intimidações, etc. Mas é justo reconhecer que ao nível externo o jovem General Presidente contribuiu significativamente para a melhoria da imagem do país, o que deve ser motivo de orgulho para os Guineenses não hipócritas.
Para esses, mesmo que Jesus ou Mahomet viesse governar a Guiné-Bissau, nunca se conformaram porque os seus corações estão selados pela influência do satanás/shaitan.
Reconhecer o mérito do General Presidente não significa necessariamente que concordamos com tudo o que faz, mas sim a admissão de uma realidade.
Não é pelo facto de fazer tudo o que acima se mencionou que o jovem General Presidente vai conseguir a reeleição nas próximas presidenciais, mas isso vai-lhe dar mais chances, desde que consiga rodear-se de colaboradores com outro record, quer dizer, kilis cu djintis ca tchiga di fastia.
Não é estar contra este ou aquele colaborador, mas i tem nan caras........
Ao jovem General Presidente desejo tudo de bom, e que procure ficar na história, promovendo mais a imagem da Guiné-Bissau, e, através da sua magistratura de influência, tornar mais robustas as ações do Governo, no estrito respeito pela separação e independência dos órgãos do poder (nr. 2 do art 59, da CRFB).
Apoiemos as iniciativas do nosso presidente e, quando chegar o momento, quem quiser concorrer à cadeira presidencial poderá fazê-lo livremente.
Ma aos, bu misti oh, bu ca misti oh, NHU GENERAL CU DEUS PUI NO DIANTE. Nada de dores de cotovelo, please!
CHAPEAU MON GENERAL!
VIVA GUINENDADI!
por: Yanick Aerton

Sem comentários:

Enviar um comentário