sábado, 23 de julho de 2022

GOVERNO PROMETE ADOTAR “GESTÃO PROFISSIONAL” DO ESTÁDIO 24 DE SETEMBRO

O governo prometeu adotar um quadro de “Administração da Gestão Profissional” no Estádio Nacional 24 de Setembro, depois das obras de requalificação do único recinto com a capacidade de receber competições desportivas internacionais na Guiné-Bissau.

A informação foi transmitida na sexta-feira, 22 de julho de 2022, pelo ministro da Juventude, Cultura e Desportos, Augusto Gomes, à margem do encerramento do seminário de Administração Desportiva, realizado num dos hotéis em Bissau, organizado pelo Comitê Olímpico da Guiné-Bissau.

“Depois de resolvermos a questão de padronização do estádio de forma a poder acolher todos os eventos internacionais desportivos, não só o futebol, é preciso sair do amadorismo, porque 24 de setembro é um recinto internacional, pelo que ter uma gestão profissionalizada”, disse.

“Existe tecnologia em toda parte do mundo. Portanto, se a questão é o relvado, há placa para proteção do relvado quando se pretende realizar um show (concerto musical), não há nada incompatível”, esclareceu.

O titular da pasta dos desportos exortou que todos os espaços circundantes do Estádio 24 de Setembro devem ser próprios, permitindo assim os cidadãos terem confortos no recinto.

Gomes anunciou que o executivo vai focalizar na criação de infraestruturas desportivas que permitam aos cidadãos praticarem o desporto de forma inclusiva e harmonizada.

Segundo a explicação do governante, além da requalificação do Estádio 24 de Setembro, o executivo vai também reabilitar o Estádio Lino Correia, através de uma parceria pública e privada.

O governante revelou ainda que existem investidores privados que estão interessados na iniciativa de parceria pública e privada, nomeadamente os bancos comerciais do país.

Perante os dirigentes desportivos das diferentes federações e associações, o governante afirmou que o setor desportivo nacional deixou de ser parente “pobre” no processo da governação, uma vez que tem toda estrutura governamental ao seu lado.

Numa recente entrevista ao jornal “O Democrata”, o titular da pasta dos Desportos defendeu a prestação de contas por parte, não só da equipa técnica da Seleção Nacional de Futebol, mas também dos próprios jogadores.

De salientar que as obras da requalificação do Estádio Nacional 24 de setembro devem terminar antes do final de agosto próximo para receber o jogo da fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2023) entre a Guiné-Bissau e a Nigéria, agendado para setembro.

A garantia foi dada pelo Diretor Técnico da empresa francesa “Gregori”, Omar El Goutit, em conferência de imprensa conjunta com a Direção-Geral dos Desportos, no início dos trabalhos de requalificação.

Por: Alison Cabral
Foto: AC
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário