segunda-feira, 25 de julho de 2022

PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS, GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ, IGUALMENTE, PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO CHEGOU ESTA MANHÃ À MONRÓVIA, PARA ASSISTIR AO DIA NACIONAL DA LIBÉRIA.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

À sua chegada a capital liberiana, o Chefe de Estado guineense e actual Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO foi recebido pelo seu homólogo, o Presidente George WEAH, acompanhado de uma importante delegação do Governo.

Libéria , país ao longo da costa da África Ocidental . O terreno da Libéria varia desde as planícies costeiras baixas e arenosas até colinas ondulantes e planaltos dissecados mais para o interior. O país abriga uma exuberante floresta tropical contendo uma rica diversidade de flora e fauna.
A Libéria é o único estado negro na África que nunca foi submetido ao domínio colonial e é a república mais antiga da África. Foi estabelecido em terras adquiridas para escravos libertos dos EUA pela American Colonization Society , que fundou uma colônia emCabo Mesurado em 1821. Em 1824 o território foi nomeado Libéria, e seu principal povoado foi nomeado Monróvia , que é a atual capital. A independência da Libéria foi proclamada em 1847 e suas fronteiras foram expandidas. O país desfrutou de relativa estabilidade até que uma rebelião em 1989 se transformou em uma guerra civil destrutiva na década de 1990 que não cessou totalmente até 2003. As primeiras eleições pós-conflito do país, realizadas em 2005, foram notáveis ​​pela eleição de Ellen Johnson Sirleaf para o presidência, pois foi a primeira mulher a ser eleita chefe de Estado em África.
Antes da independência da Libéria em 1847, o poder executivo na Comunidade da Libéria era ocupado pelo governador da Libéria , que foi nomeado pela American Colonization Society . A Constituição de 1847 transferiu os poderes executivos do governo para a presidência, que foi amplamente modelada na presidência dos Estados Unidos .
Entre 1847 e 1980, a presidência foi ocupada exclusivamente por americo-liberianos , os colonos americanos originais da Libéria e seus descendentes. O sistema bipartidário original , com o Partido Republicano e o True Whig Party , terminou em 1878, quando a eleição de Anthony W. Gardiner marcou o início de 102 anos de governo de partido único pelos True Whigs. Após um golpe de estado por oficiais do exército descontentes liderados por Samuel Doe em 1980, o governo de partido único dos True Whigs terminou e a presidência foi desocupada até a eleição de Doe nas eleições gerais de 1985. Após sua derrubada e assassinato em 1990, a presidência foi novamente desocupada por sete anos durante a Primeira Guerra Civil da Libéria e novamente por dois anos após a conclusão da Segunda Guerra Civil da Libéria em 2003.
De acordo com a Constituição de 1986 , o presidente é eleito diretamente pelos eleitores para um mandato de seis anos, que pode ser renovado uma vez. No total, 25 pessoas serviram como presidente, incluindo Ellen Johnson Sirleaf , a primeira mulher eleita chefe de Estado na África. Em 22 de janeiro de 2018, George Weah foi empossado como o vigésimo quinto e atual presidente da Libéria.











Sem comentários:

Enviar um comentário