sexta-feira, 8 de julho de 2022

Óbito/Eduardo dos Santos: PR moçambicano lamenta "grande perda"

Maputo, 08 jul 2022 (Lusa) - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, endereçou hoje uma mensagem de condolências ao seu homólogo angolano pela morte do antigo chefe de Estado daquele país, José Eduardo dos Santos.

“A morte do Presidente José Eduardo dos Santos é uma grande perda, não só para Angola, mas também para a região e para todo mundo", lê-se na mensagem.

"Ele será sempre um ícone da luta pela independência económica de Angola, artífice da paz e pela integração regional dos países da SADC de que foi um dos fundadores. O seu legado ficará registado para sempre de forma indelével nos anais da história de Angola e de África”, assinalou Nyusi.

Figura merecedora de "admiração" e um "líder visionário", o antigo presidente angolano conquistou feitos que ficam na memória coletiva moçambicana, concluiu.

José Eduardo dos Santos morreu hoje aos 79 anos após duas semanas internado nos cuidados intensivos de uma clínica em Barcelona.

O ex-Presidente tinha problemas de saúde há vários anos.

José Eduardo dos Santos sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola em 1979 e deixou o cargo em 2017, cumprindo uma das mais longas presidências no mundo, sendo regularmente acusado por organizações internacionais de corrupção e nepotismo.

Em 2017, renunciou a recandidatar-se e o atual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa no país desde a independência de Portugal, em 1975.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário