sexta-feira, 8 de julho de 2022

Morreu um “líder ímpar” que lutou pela causa de África – PR da Guiné-Bissau

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, lembrou hoje o antigo chefe de Estado angolano José Eduardo dos Santos como um "líder ímpar", que lutou pela causa de África.

"Era um líder ímpar. O Presidente José Eduardo dos Santos era um grande panafricanista. Um homem que lutou e se dedicou pela causa de África, não só pela causa angolana. Nós temos de render homenagem a esse digno filho de África", afirmou Umaro Sissoco Embaló aos jornalistas.

O Presidente guineense, que falava no aeroporto Osvaldo Vieira, em Bissau, após ter regressado ao país de Dacar, onde participou na cimeira entre o Banco Mundial e África, disse também que vai telefonar ao chefe de Estado de Angola, João Lourenço.

"Não é só a Guiné-Bissau, é toda a África que está de luto. Perdemos um grande filho de África. A Guiné-Bissau, como é óbvio, tem de render homenagem a esse grande homem", salientou.

José Eduardo dos Santos morreu hoje aos 79 anos numa clínica em Barcelona, Espanha, após semanas de internamento, anunciou hoje a presidência angolana, que decretou cindo dias de luto nacional.

José Eduardo dos Santos sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola em 1979 e deixou o cargo em 2017, cumprindo uma das mais longas presidências no mundo, marcada por acusações de corrupção e nepotismo.

Em 2017, renunciou a recandidatar-se e o atual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa no país desde a independência de Portugal, em 1975.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário