A Direcção-Geral de Viação e Transportes Terrestres anuncia que a partir da próxima semana, o toca-toca passa a custar 200 francos cfa e táxi terá um aumento de 50 francos dependendo da tabela.
O preço da próxima tabela será executado a partir da próxima semana e a viação e Transportes Terrestres justificou o fato com a escassez e consequente subida do preço do combustível.
Estas informações foram avançadas, hoje, em conferência de imprensa, onde o Director-geral da Viação e Transportes Terrestres, André Deuna, explica que o preço dos transportes para o interior do país variará de acordo com a quilometragem.
“Preço de transportes urbano de Bissau que era 150 francos cfa, passará a custar 200 cfa também táxis locais terá um aumento de 50 francos cfa, porque o preço de combustíveis subiu a 101 francos cfa e transportes mistos variará de acordo com a quilometragem”, justificou.
No passado mês de Maio, a Confederação Nacional do Sindicato dos Motoristas da Guiné-Bissau entregou à Direção Geral de Viação e Transportes Terrestres uma proposta com aumento do preço das tabelas.
Deuna garantiu ainda que o preço da tabela poderá ser baixado dependendo da evolução do preço do combustível.
A conferência de imprensa visa também esclarecer a razão pela deslocação do sinal de trânsito em Safim e ASCON enquanto garantia da segurança rodoviária dos utentes.
Sobre o assunto, o presidente da comissão técnica de automobilismo, Luís Felipe Mendes, disse que a decisão foi tomada para evitar acidentes verificadas nas vias públicas do país.
“ A viação não disse que será obrigatório a paragem no Safim, a paragem neste lugar dependerá do utente, mas em caso da entrada para Bissau só pode parar na paragem central. A decisão foi tomada por causa da insegurança e para evitar mortes das pessoas”, explicou.
A Direcção-Geral da Viação e Transportes Terrestres convida os utentes a exigirem a tabela em caso de inconformidade com o preço a ser estipulado dentro de alguns dias.
Por: Turé da Silva/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário