quinta-feira, 23 de junho de 2022

Youth error.





Será que há lideres perfeitos, ou seja homens perfeitos que não são passiveis de cometer erros nas suas vidas e nos exercícios em que estão cometidos?

Se os Livros Sagrados que nos orientam alertam sobre a imperfeição do Homem, incluindo os mensageiros de Deus/Allah, com destaque para os profetas Issa (Jesus) e Muhammad (Mahomet), qual é o ser humano que pode arrogar-se de ser perfeito?

Se a gestão de uma pequena tasca é difícil, muito mais o é, a gestão de um Estado, ou seja governar ou presidir.

O cidadão Umaro Sissoco Embalo foi candidato às eleições presidenciais no ano de 2019 e foi declarado vencedor, apesar das reclamações do seu principal opositor, o cidadão Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC, o que é muito normal em democracia.

Nos dois anos em que o agora Presidente da Republica esta à frente desta nação, muitos são os erros que cometeu, erros que se podem considerar em inglês de “youth error”, porquanto em termos executivos ele nunca dantes tinha exercido cargos de responsabilidade, além de conselheiro deste ou daquele chefe de estado, e por sorte, o de Primeiro-ministro, no regime do pior chefe de estado que este pais conheceu desde a sua independência.

Por isso, os passos falsos ou erros que eventualmente o Presidente possa dar deve ser analisado nessa perspectiva, de alguém que esta na fase de maturação e de crescimento.

Mas também temos que ter a coragem de afirmar que enquanto o Presidente Sissoco tiver a seu lado figuras ”cu tudo Guine fastia”, figuras víbora, figuras venenosas que sempre traíram, figuras que se destacaram no passado pela negativa no xadrez politico Guineense, poucos serão os sucessos que o Chefe de Estado, que é um homem imbuído de boas intenções para o seu povo, ira alcançar.
Devemos continuar a dar benefício de dúvida ao Presidente Sissoco, porque depois dos sucessos obtidos no plano diplomático, ele vai concentrar-se agora nas questões de índole interna para dar o devido apoio ao governo liderado
Pelo Eng Nuno Gomes Nabian, no sentido de realizar, ainda que parcialmente, o tao adiado sonho do Guineense.

Mas para que esse desiderato se efective é necessário um dialogo “tout azimute” que o próprio Presidente da Republica deve protagonizar, uma vez que o destino quis que ele seja o eleito dentre os mais de 2 milhões de habitantes.

Que o Presidente da Republica convide o mais rapidamente possível, os principais lideres políticos do país, isto é, os lideres cujos partidos estão têm representação no parlamento, para uma conversa séria a “huit clos”, para depois desse encontro conseguir-se o apaziguamento dos espíritos.

Só o diálogo inclusivo pode aproximar as pessoas, sobretudo os decisores ou líderes políticos, para assim se criar um clima propício ao desenvolvimento, paz e estabilidade.

O poder absoluto a Deus/Allah pertence, por isso, que ninguém se julgue superior só pelo facto de ter a oportunidade que os outros não têm. Quem assim pensa é o mais ignorante dos seres humanos, porquanto a sua consciência é invadida pelo obscurantismo.

Com a humildade, responsabilidade, respeito mútuo, trabalho árduo, combate implacável à corrupção, a coragem de traduzir a justiça os que cometem crimes económicos através de desvios, enriquecimento ilícito, a pátria de Cabral poderá no mais curto espaço de tempo possível tornar-se um autentico Oásis neste deserto.
Deixemos a democracia exprimir-se livremente, pois repito, o poder a Deus/Allah pertence. Pelo menos, é isso que nos ensinam os livros sagrados, o Al Quran e a Biblia, dai que não devemos criar obstáculos àqueles que são vocacionados e querem contribuir com o seu “kinhon” na edificação deste edifício que é a propriedade de todos, e não de uma parte de Guineenses.
PEACE AND LOVE!
Por: Yanick Aerton

Sem comentários:

Enviar um comentário