segunda-feira, 27 de junho de 2022

PRS PEDE FRENTE COMUM DOS PARTIDOS POLÍTICOS PARA LUTAR CONTRA A “DITADURA” NA GUINÉ-BISSAU

O Partido da Renovação Social (PRS) convida as formações políticas do país para juntos salvarem a democracia e para desta forma lutarem para afastar a ditadura na Guiné-Bissau.

O convite dos renovadores foi feito, neste domingo, durante o encerramento da jornada de reflexão, organizada pela Juventude do PRS em memória dos jovens mortos numa marcha realizada no dia 26 de Junho de 2005, em Bissau.

Numa alusão a possível aproximação entre o PRS e a Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Fernando Dias convida a APU liderada por Nuno Nabiam a integrar o projeto dos renovadores.

Fernando Dias considera ainda que o PRS é um partido democrático por isso alerta que “a luta para afastar a ditadura tem custado muitas vidas”, referindo-se à “batalha” do líder Koumba Yalá.

“Esta juventude deve continuar a lutar para que a democracia seja respeitada na Guiné-Bissau, porque o PRS nasceu um partido democrático e vai continuar a lutar para que a democracia seja respeitada nesta terra, e não podemos nunca estar num país democrático e continuar a colocar as leis em causa. Nós não vamos aceitar esta situação”, adverte Fernando.

O presidente em exercício do PRS sustenta ainda que houve “muitas especulações” de que Nambeia impediu a APU PDGB de juntar-se ao PRS mas garante, no entanto, que o partido está aberto.

“Convidamos a APU-PDGB a integrar o nosso projeto e todas outras formações políticas que pretendem salvar a democracia na Guiné-Bissau por isso é preciso criar aproximações entre partidos e nesta senda lutar para afastar a ditadura que tem custado muitas vidas”, disse Fernando Dias.

O líder em exercício dos Renovadores convidou também a juventude a continuar a cultivar o diálogo a fim de unir as formações políticas do país para que haja a reconciliação entre os partidos.

“Na Guiné-Bissau a velha geração tem a dificuldade do diálogo interno e este diálogo pode ser cultivado no seio da juventude de diferente formação política do país para que os dirigentes possam reconciliar”, defende Fernando Dias.

Perante a “proliferação” dos partidos políticos no país, Fernando Dias alerta a juventude dos renovadores para estarem atentos com esta situação porque, segundo disse, a pretensão é dividir a família do PRS.

“Muitos problemas virão no seio do nosso partido, a juventude do PRS deve estar atenta porque muitos partidos foram criados com objetivo de distribuir outras formações políticas e terem militantes em seus favores. É uma história enganadora porque cada partido tem a sua ideologia por isso no PRS ninguém vai conseguir”, alertou o líder em exercício do PRS.

Nos últimos dias, o PRS tem vindo ao público denunciar que o seu partido está a ser vítima de perseguição na “administração pública” depois de consumar as exonerações da direção da Câmara Municipal de Bissau pelo atual ministro da Administração Territorial.

Por: Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário