quarta-feira, 22 de junho de 2022

PARLAMENTO DA UEMOA QUER OBSERVAR AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS ANTECIPADA DE 18 DE DEZEMBRO


A Comissão Interparlamentar da União Económica e Monetária Oeste Africana (CIP-UEMOA) quer participar na observação das eleições legislativas antecipada de 18 de Dezembro na Guiné-Bissau.

“Pedimos ao presidente de Assembleia Nacional Popular, tendo em conta as eleições de Dezembro próximo, se os parlamentares da CIP (Comissão Interparlamentar) podem observar e acompanhar a Guiné-Bissau nesse processo”, manifestou Lucien Houngnibo, para depois anunciar que o presidente Cipriano Cassama “ reagiu positivamente, ele é um colega de CIP que trabalha incansavelmente para o nosso parlamento”, manifestou o parlamentar da União.

A intenção foi manifestada, hoje, em Bissau, pelo presidente interino do parlamento da organização à saída do encontro com o líder do parlamento guineense, Cipriano Cassama.

O presidente interino da Comissão Interparlamentar da UEMOA anunciou também que “ vamos ter um encontro com o presidente da República, onde vamos colocar o mesmo problema porque vamos precisar do seu apoio para acompanhar esses estados. A CIP não é como o parlamento da CEDEAO, é um parlamento que tem como papel de acompanhar a evolução da moeda franco CFA, portanto, o nosso papel é acompanhar os 8 estados membros da união”, rematou.

A Guiné-Bissau vai às eleições legislativas antecipadas em 18de Dezembro. Pela primeira vez, segundo o ministro das Finanças o país vai assumir as despesas do processo orçando num valor de 4.5 mil milhões de francos CFA.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário