quarta-feira, 29 de junho de 2022

GOVERNO QUER APETRECHAR POLÍCIAS DE MATERIAIS PARA QUE CUMPRAM CABALMENTE AS SUAS FUNÇÕES

O governo da Guiné-Bissau, através do ministério do Interior, diz estar engajado em criar condições para que as forças de segurança sejam mais preparadas no cumprimento das leis.

A intenção foi manifestada, esta terça-feira, pelo secretário de Estado da Ordem Pública durante a cerimónia da assinatura de acordo de parceria entre o Camões, I.P., o Ministério da Administração Interna da República Portuguesa e o Ministério do Interior da Guiné-Bissau para a implementação do programa de cooperação Técnico-Policial e Proteção Civil.

Augusto Kabi mostra a disponibilidade do ministério do Interior no prosseguimento das ações traçadas no programa de acordo de cooperação técnico-policial.

“O nosso engajamento em criar condições para que as nossas forças de segurança possam estar efetivamente mais preparadas para cumprirem cabalmente os serviços que constitucionalmente lhes são conferidas”, disse o secretário de Estado da Polícia da Ordem Pública.

O Embaixador de Portugal, José Rui Caroço, disse que a cooperação no domínio policial e da segurança é “extraordinariamente” importante à luz da cooperação geral bilateral que Portugal tem com a Guiné-Bissau.

“Foi assinado o programa estratégico de cooperação em janeiro de 2021 com seus objetivos”, acrescentou o embaixador de Portugal.

O oficial da ligação do ministério da Administração Interna de Portugal na Guiné-Bissau, Marco Martins, disse que estas formações alargar-se-ão este ano para a área de socorro e da proteção civil.

“Estas ações de formações estender-se-ão este ano de 2022 e no futuro também a área de socorro e da proteção civil, área essa que até agora não vinha ser contemplada nos protocolos de acordo de parceria uma vez que acordo de parceria para 2022 já previu uma ação de formação aqui na Guiné-Bissau”, revelou Marco Martins.

Durante a cerimónia, a Guiné-Bissau, através do ministério do Interior, beneficiou de seis (6) computadores portáteis para os agentes das forças de segurança que servirão para a formação que serão administradas.

Por: Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário