quinta-feira, 30 de junho de 2022

Legislativas antecipadas: ONU DEFENDE A NECESSIDADE URGENTE DE SEREM ULTRAPASSADAS AS DIFICULDADES


O diretor-adjunto da Divisão da Assistência Eleitoral da Organização das Nações Unidas, Simon-Pierre Nanitelamio, defendeu que é urgente ultrapassar todas as dificuldades relativas às eleições legislativas antecipadas agendadas para 18 de dezembro deste ano.

A Missão de Avaliação das Necessidades Eleitorais, que deverá permanecer no país até dia 08 de julho, encontrou-se esta quarta-feira, 29 de junho de 2022, com o Ministro da Administração Territorial e do Poder Local, Fernando Gomes.

Em declaração aos jornalistas, disse que o objetivo do encontro é para se inteirar junto do ministério sobre o processo eleitoral, sendo supervisor das ações eleitorais, contudo, frisou que “ ainda é cedo para fazer uma avaliação sobre o mesmo”.

Por seu lado, o Ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Gomes, assegurou que haverá o recenseamento biométrico para as eleições, mas alertou que a necessidade prioritária é a condição financeira para assegurar os aspetos técnicos.
Fernando Gomes afirmou que o governo está a trabalhar para que as eleições sejam realizadas na data prevista.

“Nunca fomos capazes de realizar eleições apenas com os nossos meios e mais uma vez estamos nessas condições. É verdade que este executivo já fez grandes esforços, porque todos os processos eleitorais anteriores dependiam, a cem por cento, dos esforços dos parceiros”, disse.

O Ministro da Administração Territorial e Poder Local informou que o governo já desbloqueou um montante para aquisição das impressoras para o processo eleitoral, porém, admitiu que não será suficiente para cobrir as despesas necessárias, por isso solicitou apoio dos parceiros.

Fernando Gomes disse que a ONU manifestou a disponibilidade em apoiar o processo eleitoral, depois de realizar alguns levantamentos sobre a real situação no terreno.

Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário