O Reino de Marrocos foi eleito esta quinta-feira, 03 de fevereiro de 2022, para um mandato de três anos, membro do Conselho de Paz e Segurança (PSC, sigla inglesa) da União Africana pelo Conselho Executivo daquela organização.
Marrocos teve mais de dois terços dos votos nesta eleição, ou seja, 36 dos 49 votos.
A eleição de Marrocos e dos restantes catorze membros para mandatos de dois ou três anos, ocorreu na 40ª sessão ordinária do Conselho Executivo realizada nos dias 2 e 3 de fevereiro na sede da organização panafricana em Adis-Abeba, Etiópia.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Marroquinos Residentes no Estrangeiro, Nasser BOURITA, dirigiu a delegação marroquina que participou da sessão onde se destacou a eleição e nomeação de quinze membros do PSC.
O reino de Marrocos conseguiu contrariar as manobras hostis dos países que se opunham à candidatura marroquina ao PSC.
O governo marroquino pretende ocupar esta posição, com vista a contribuir com o seu “know-how” para a concretização da Agenda 2063, nomeadamente no que diz respeito às questões de segurança, ambiente e humanitárias.
Refira-se que o Reino de Marrocos fez um mandato de dois anos (2018-2020) no Conselho de Paz e Segurança da UA, durante o qual contribuiu construtivamente para melhorar os métodos de trabalho e o estabelecimento de boas práticas.
MNE-RM
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário