terça-feira, 9 de março de 2021

Sengal: “Ninguém pode parar a revolução” – Ousmane Sonko


O líder do PASTEF está enfrentando a imprensa no momento. Após cinco dias de detenção, Ousmane SONKO, que reconquistou a liberdade na segunda-feira, 8 de março de 2021, foi para frente e para trás na crise política que está abalando o Senegal.
Depois de listar os 10 jovens que perderam a vida durante as manifestações, Ousmane SONKO pediu ao público para marcar um minuto de silêncio em sua memória. Retomando seu discurso, ele culpa Macky SALL por suas mortes. “O único que tem a responsabilidade por esta situação é o Macky SALL”, declarou.


Segundo o dirigente do PASTEF, Macky SALL, o seu Ministro do Interior, o seu Ministro da Justiça e o seu procurador Serigne Bassirou GUEYE constituem “o quarteto que mantém o Senegal como refém”.

Ousmane SONKO para estimar que ao disparar contra as populações, contra o Povo que é o único detentor da soberania, o líder da RPA “traiu”. “Ele quebrou seu juramento. Macky SALL jurou proteger os senegaleses, se o contrário for porque traiu o seu juramento ”, afirma. Continuando, declara que um “Presidente não tem o direito de governar com ódio, arrogância e ressentimento”.

Tantas lacunas que levam o dirigente do PASTEF a considerar que “Macky SALL já não tem legitimidade para liderar o país”. Só que, acrescenta, não haverá como desalojá-lo. O Senegal, com sólidas conquistas democráticas, não pode se dar ao luxo de trilhar esse caminho. “A revolução já começou, nada pode detê-la. Vamos levar essa revolução ao seu fim de forma inteligente ”, diz ele. Antes de pedir aos jovens que não se desmobilizem.

Para o deputado, as mobilizações devem ser realizadas regularmente para impor a Macky SALL os nove pontos que ele enumera:

Reparação e indenização para parentes das vítimas
abertura de investigação independente, para apuração de responsabilidades. Ele anuncia que uma reclamação será apresentada ao TPI.
A libertação incondicional dos prisioneiros do regime, cem pessoas estão detidas, ele estima.
Indenização para civis feridos e forças de defesa e segurança
Acabar com a repressão e parar de monitorar os cidadãos
Prender milicianos do regime e seus patrocinadores
Respeito ao calendário republicano com a realização de eleições legislativas e locais
Criar as condições para uma eleição presidencial transparente em 2024
A restituição dos direitos cívicos de Khalifa SALL e Karim WADE e pôr fim a esta situação de “nem sim nem não” relativa ao 3º mandato deve acabar.

Tendo listado esses requisitos, Ousmane SONKO pede aos jovens que não parem a mobilização.

Por Walf Adjri
Conosaba/capitalnews.gw/

Sem comentários:

Enviar um comentário