terça-feira, 9 de março de 2021

Conflito posse de terra/Cidadão Bacar Tcherno Dolé acusa ministro de Administração Territorial de tribalismo


Bissau, 09 mar 21 (ANG) – O cidadão Bacar Tcherno Dolé acusou o ministro de Administração Territorial, Fernando Dias de estar a demonstrar a postura tribalista na resolução do diferendo de posse de terra entre os populares de Pelundo e Pantufa.

A acusação foi feita esta terça-feira numa conferência de imprensa realizada pelas vítimas de conflito de posse da terra no secção de Pelundo, sector de Canchungo, região de Cacheu, com o objetivo de denunciar os abusos do poder político sobre a população daquela povoação.

Bacar Dolé afirmou que foi ele quem alertou o ministro do problema, mas quando ele programou ir fazer a delimitação no local não chamou nenhuma vítima incluindo ele, Bacar Tcherno Dolé.

“Fui eu que informei o Fernando Dias do problema que existe entre o Pelundo e Pantufa porque vai trazer muitos problemas no futuro. Quando temos o conhecimento de que o ministro irá para Pelundo, decidimos igualmente ir aquela localidade e nesse encontro ele ouviu todas as partes envolvidas no conflito”, explicou.

Acrescentou que após o primeiro encontro que o ministro manteve com todas as partes, foi de seguida para tabanca de Augusto Barros com a outra parte envolvida no problema, sob a orientação do Papa Mané onde reuniram mais de 30 minutos nas suas línguas étnicas.

“Acho que reuniram para fazer o que entenderam connosco, porque o ministro não tinha razão de ir reunir mais com a outra parte uma vez que ouviu todas”, frisou Dolé.

Disse estranhar a actitude do ministro em mandar fazer a delimitação de fronteira entre as duas povoações e não chamou as vítimas de Pelundo, sublinhando que tinha alertado o governante de que muitas pessoas foram aliciadas nesse problema.

“Quando tive conhecimento da ida do ministro sem me avisar, fui ter com ele no seu gabinete e aconselhou-me para deixar esse problema porque é no fundo muito sensível. E eu disse-lhe deve falar somente a verdade e mais nada”, explicou.

Bacar Tcherno Dolé sublinhou que, o ministro disse-lhe que se quiser ele vai arranjar um outro espaço com a mesma dimensão bem como a disponibilização de uma quantia em dinheiro”, sustentou.

Bacar Dolé afirmou que rejeitou a proposta do ministro, justificando que está a defender a família porque o espaço em litígio é propriedade familiar e não pode lhe beneficiar sozinho e penalizar outras vítimas.

Bacar Tcherno Dolé informou que no dia 20 de abril de 2017 foi entregue a pertença, acrescentando que pretende ver se a política sobrepõe a justiça, prometendo continuar com a reclamação sobre o mesmo processo.

Estavam presentes nessa conferência de imprensa as outras vítimas de conflito da posse de terra de Pelundo, nomeadamente, Adulai Monteiro, Ibo Djoco, Bacar Dolé e entre outras que lamentaram a mesma situação.

Segundo a edição do Jornal Nô Pintcha de 20 de abril de 2017, o Tribunal Judicial do setor de Canchungo procedeu no dia 13 de abril a restituição formal da mata denominada Plong ao cidadão Bacar Tcherno Dolé após o cumprimento de todas as normas sobre o processo, requerido pelo queixoso contra a cidadã Bana Vaz no qual estiveram envolvidos Degol Biai e Belam Djassi ambos da tabanca de Pantufã.

Conosaba/ANG/DMG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário