quinta-feira, 16 de abril de 2020

MESTRE EM CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO RECOMENDA AULAS EDUCATIVAS ATRAVÉS DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

O Comentador da Rádio Sol Mansi (RSM) para os assuntos de Educação aconselhou, hoje (15), o Ministério da Educação Nacional a criar aulas educativas para os alunos e os estudantes através de meios de comunicações social como alternativa às paralisações forçadas pela pandemia do covid-19.

Lamine Sonco, mestre em ciência de educação, deixou este conselho numa entrevista na qual, fez um olhar sobre a paralisação das aulas nas escolas públicas e privadas motivadas pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com Lamine Sonco, a solução para o presente ano lectivo poderia passar pela criação de aulas via rádios e televisão, tal como está a acontecer em outros países africano onde passa diferentes conteúdos para as crianças de jardim, depois para os alunos de ciclos sucessivamente até aos universitários, mas isso não acontece na Guiné-Bissau.”

Por outro lado, Lamine Sonco sublinhou que não há condições objectivas para salvar este ano lectivo defendendo a sua nulidade parcial, ou seja validar apenas o ano lectivo nas escolas privadas cujos seus alunos têm já adquiridos mais de 50% de conteúdos programados. “ Entretanto quer queiramos ou não, o governo deve criar condições pelo menos para anular o presente ano lectivo parcialmente”.

De acordo com uma nota do Ministério da Educação que a RSM teve acesso, o ministro da Educação do governo de Nuno Nabiam e os intervenientes no sistema do ensino reuniram nos dias 13, 14 e 17 de Março para, em conjunto, analisar e fazer uma radiografia do quadro real do funcionamento das aulas nas escolas públicas e decidir sobre nulidade total ou parcial do ano lectivo em curso.

Entretanto dos 15 pontos de recomendações saídas neste encontro, nenhum deles fala da nulidade total ou parcial do presente ano lectivo.

Por: Turé da Silva/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário