O policiamento nas ruas de Bissau foi reforçado, com recurso à violência para fazer com que seja respeitada a medida de confinamento social.
As autoridades sanitárias dizem que a população não está a respeitar a ordem de ficar em casa, evitar aglomerações e agora a policia não está com meias medidas.
Há relatos de que, desde ontem à noite, a polícia tem estado a ordenar as pessoas para saírem das ruas de Bissau. Há ainda relatos de agressões físicas, prisões e retirada de viaturas às pessoas apanhadas na via pública.
O secretário de Estado da Ordem Pública, Mário Fambé disse à RFI que não há ordens para o uso da violência, mas também disse que as pessoas devem colaborar e evitar andar nas ruas depois das 11 horas da manhã.
Ao abrigo do Estado de Emergência em vigor, só é permitida a circulação de pessoas das 07 às 11 da manhã.
A Liga Guineense dos Direitos Humanos veio a público denunciar o que classifica de "comportamento excessivo" da polícia, lembrando que o Estado de Emergência em curso, não dá direito para o abuso das autoridades.
A Liga diz ter informações dos seus activistas no interior do país, em como a policia estaria a retirar bicicletas e motorizadas às pessoas apanhadas na rua e que estas só recuperam os veículos mediante o pagamento de coimas.
Texto por:Mussá Baldé
Conosaba//rfi.fr/
Sem comentários:
Enviar um comentário