Na última quinta-feira presidi a reunião da Comissão Interministerial (alargado) de combate ao coronavírus, onde foi apresentado, e discutido o 2°relatório da comissão de acompanhamento epidemiológico nacional e das Equipas de Respostas Rápidas (ERR).
Constatou-se uma evolução positiva dos trabalhos em curso de prevenção e contenção da propagação, e decidi pela efetivação de diversas medidas de apoio aos Hospitais, Centros de Saúde, equipas Médicas, Enfermeiros, pessoal de apoio e famílias mais vulneráveis.
1-3.000 famílias em todo o país beneficiarão de cestas básicas ( Arroz, Açúcar,Óleo alimentar).
2-Foi disponibilizado transporte coletivo gratuíto para facilitar a deslocação de todos os envolvidos no combate ao vírus.
3-Encontra-se em funcionamento uma linha telefónica grátis (linha verde) destinado a apoiar a comunicação entre todos os envolvidos no árduo e nobre batalha contra a Covid-19.
4-Dei orientações a Comissão Interministerial, para que seja reforçado apoios as famílias dos infectados e aumentar a vigilância, garantindo o isolamento social.
5- Em caso de necessidade extrema, diversos empreendimentos previamente identificados, acolherão pessoas infetadas.
6-Através do Ministério das Finanças, existe garantias de pagamento de subsídios de velas e solicitei o aumento e reforço de refeições para os Médicos, Enfermeiros, Analistas e todo o pessoal de apoio, assim como dos doentes internados.
7-Aumentar as reservas de medicamentos e reagentes existentes nos depósitos do Ministério da Saúde.
8- Entreguei ao Ministério do Interior 100 motorizadas para servir na vigilância e controlo de toda a extensão fronteiriça terrestre.
9- Foram colocados vedetas rápidos e alguns botes de médio porte, para reforçar o patrulhamento marítimo e evacuação em casos de emergência médica.
10- Apoiar a CMB em meios de transportes para evacuação de lixos, e iniciar a breve trecho com a campanha de higienização dos locais públicos e mercados.
Em analise e discussão, em sede de Chefia do Governo, várias medidas concretas de apoio a economia e as empresas estão a ser discutidas e logo que finalizadas serão anunciadas, como forma de ajudar a superar as dificuldades sobretudo das empresas, com o foco na salvaguardar de empregos e rendimentos.
Também após ouvir as recomendações da Comissão Interministerial relativo ao panorama geral da Covid-19, perante a probabilidade de um aumento de números de infectados, decidimos pela recomendação à Sua Excelência Senhor Presidente da República, a prorrogação do Estado de Emergência para mais 15 dias.
Quero do fundo do meu coração e em nome do nosso querido povo, manifestar toda a minha gratidão e reconhecimento pelo gesto de solidariedade e amparo das 12 empresas e associações que mobilizaram importante apoios (materiais e produtos de higiene e desinfeção), sem esquecer de importantes ajudas de cidadãos e outras entidades.
Por último, felicitar ao povo Guineense pelo espirito de sacrifício consentido, e pela forma obediente e civilizada como tem comportado ao longo das últimas semanas.
Eng ° Nuno Gomes Nabiam, Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau
Sem comentários:
Enviar um comentário