sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

GABRIEL INDI E BACIRO DJÁ APOIAM CANDIDATO SUPORTADO PELO PAIGC À SEGUNDA VOLTA DAS PRESIDENCIAIS

O candidato suportado pelo Partido Unido Social Democrático (PUSD), que figura na penúltima posição da primeira volta das eleições presidencial anunciou hoje (12) o seu apoio político ao candidato suportado pelo PAIGC Domingos Simões Pereira na segunda volta.

Gabriel Fernando Indi justificou a sua decisão em aderir o projecto político de Simões Pereira porque este reuniu o maior consenso para o futuro do país.

“Neste momento quem tem mais capacidade e o projecto ideal para o país é o Domingos Simões Pereira, por isso, decidi aderir a este projecto para lhe apoiar incondicional e permitir-lhe ganhar as eleições no dia 29 de Dezembro, e declaro aqui publicamente, que não pedi nenhuma contrapartida ao Domingos Simões Pereira, porque o meu país está em risco e quero ajudar para resgatar a Guiné-Bissau em condição em que se encontra. 

O acto aconteceu na presença do presidente do PUSD e do Secretário nacional do PAIGC assim como do seu coordenador do gabinete de comunicação.

Entretanto, também ontem (11), o sexto candidato mais votado na primeira volta das eleições presidencial de 24 de Novembro, Baciro Dja, declarou o seu apoio político ao candidato suportado pelo PAIGC, Domingos Simões Pereira.

A declaração do Baciro Dja líder da Frente Patriótica de Salvação Nacional em apoiar DSP foi assistida pelo militante e simpatizante do partido assim como de alguns dirigentes do PAIGC.

Momento antes de assinar o acordo político com o PAIGC para apoiar Domingos Simões Pereira, Baciro Dja, disse que decidiu apoiar o candidato mais votado na primeira volta porque no seu entender, entre as duas propostas apresentado pelos dois candidatos o de Simões Pereira é que reuniu mais condições para o futuro do país.

“Era muito difícil tomar a decisão perante os dois irmãos que vão disputar a segunda volta, conheço muito bem o grupo dos 15 porque somos dissidentes do PAIGC e conheço também o PAIGC muito bem. Conversei com o Madem-G15 e o candidato Umaro Sissoco Embalo, conversei com o PAIGC e o candidato Domingos Simões Pereira, colocamos três questões: para nós (FREPASNA) o crucial e o mais importante, depois de um deles for eleito presidente da Republica, qual tipo do governo vai apresentar ao povo guineense, qual é o seu pensamento estratégico de unir os guineense nesta campanha em que se fragmenta o país na base étnica e religioso e nas respostas que recebemos destes dois, achamos que o de Simões Pereira é mais equacionado, é mais responsável, é mais patriótica e é mais fácil de unir os guineense” declarou para depois seguir com o apelo ao Simão Pereira “quando for eleito o presidente da Republica vê só duas coisa, povo e o Deus”.

Baciro Dja é um dos 15 deputados expulso do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo-verde por alegados desrespeitos aos estatutos e disciplina partidária.

Entretanto, a quarta vice-presidente do PAIGC, Adiato Djaló Nandigna, elogiou a mobilidade do líder do FREPASNA em responder o convite formulado pelo PAIGC de apoiar o candidato suportado pelo partido libertador.

A segunda volta das eleições presidencial marcada para 29 do mês corrente, será disputado entre os dois antigos primeiros-ministros, Domingos Simões Pereira suportado pelo PAIGC e Umaro Sissoco Embalo suportado pelo Madem-G15.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário