quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

DR. BACIRO DJA DECIDE APOIAR DOMINGOS SIMÕES PEREIRA NA SEGUNDA VOLTA DAS PRESIDENCIAIS

Ontem, assinaram o ACORDO DE APOIO POLÍTICO entre as duas candidaturas.

Video:https://www.facebook.com/aliu.cande.1/videos/3279271588811337/

Conosaba/Aliu Cande 



O candidato suportado pela Frente Patriótica de Salvação Nacional (FREPASNA) na primeira volta das eleições presidenciais, Baciro Dja, declarou na tarde desta quarta-feira, 11 de dezembro de 2019, que apoiará o candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, na segunda volta do pleito agendado para o dia 29 do mês em curso.
O ato foi testemunhado com a assinatura de um acordo político entre o líder da FREPASNA e a quarta vice-presidente do PAIGC, Adiatu Djaló Nandigna. 

O ex-primeiro-ministro, igualmente antigo dirigente do partido libertador (PAIGC), que obteve na primeira volta 7.126 votos correspondente a 1,28 por cento, justificou o apoio a Domingos Simões Pereira, por ser “mais preparado” para dirigir o país em relação ao candidato Úmaro Sissoco Embaló, apoiado pelo Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15).

Baciro Dja disse ter recebido pedidos de apoio das duas candidaturas finalistas para segunda volta das eleições presidenciais através dos seus respectivos partidos, tendo assegurado que questionou a dois candidatos sobre suas estratégias para unir o povo guineense. 

“Concluímos que o Domingos Simões é candidato é mais responsável e demonstrou que está à altura de unir os guineenses. Se fizermos um análise de resultados eleitorais, concluimos que Simões Pereira teve voto de todas as religiões e grupos étnicos. Simões Pereira teve mais de 20 mil votos na região de Gabú, mas havia candidatos da etnia fula que não obtiveram votos”, contou.

Assegurou que o seu partido pode dar o candidato dos libertadores quatro por cento de votos, que é o mesmo número que o seu partido (FREPASNA) obtivera nas eleições legislativas de 10 de março do ano em curso. Reconheceu ter tomado a decisão pela consideração ao PAIGC.

“Há duas instituíções na Guiné-Bissau que têm a cultura do Estado, nomeadamente o PAIGC e as forças da defesa e segurança”, espelhou.

Para a quarta vice-presidente do PAIGC, Adiatu Djaló Nandigna, o apoio de Baciro Dja e do seu partido (FREPASNA) deixa o seu candidato confortável na segunda volta. Acrescentou ainda que o líder de FREPASNA teve uma clarividência de posicionar-se do lado certo. 

“Simões Pereira é já um candidato de dimensão nacional e que conta com o apoio de diferentes movimentos e de cidadãos que entendem que a Guiné-Bissau está acima de tudo”, explicou.

Por: Assana Sambú



Sem comentários:

Enviar um comentário