sábado, 16 de fevereiro de 2019

ADMINISTRADOR DO BLOGUE CONOSABA DO PORTO EM LISBOA PARA TESTEMUNHAR SOBRE A "CONFERÊNCIA DIÁSPORA EUROPA -LISBOA"

Administrador e editor do Blogue Conosaba do Porto com Jornalista Guineense, Waldir Araújo na Faculdade de Direito de Lisboa
 Juiz guineense, Dr. Osirís  Ferreira com Jornalista guineense, Waldir Araújo
A Embaixada da República da Guiné-Bissau em Portugal colaborou, ajudou e apoio em tudo, para que, a conferência corresse bem!

Nos dias 16 e 17 (sábado e Domingo) de fevereiro de 2019, decorreu em Lisboa, Conferência Diáspora Europa Lisboa- "Caminhos Para a Consolidação da Paz e Desenvolvimento" na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa - Alameda da Universidade MB, Lisboa, fundada em junho de 1913.

Na conferência, estava uma delegação que veio da Guiné-Bissau: Padre, Domingos da Fonseca, Dr. Osíris Francisco Pina Ferreira, Jornalista Ricardo Semedo, Dra. Alexandrina Marino Mane e Jornalista Osvaldo Nicolau Gomes. para recolher opiniões dos guineenses residentes em Portugal para a tomada de decisões importantíssimas que podem ajudar a nossa querida Pátria — Guiné-Bissau sair da crise política vigente e, também para prevenir eventuais crises que puderam a vir no futuro.

A Comissão Organizadora da Conferência Nacional para Reconciliação e a Paz na Guiné-Bissau, liderado por Padre Domingos da Fonseca, foi quem promoveu e presidiu todo trabalho, durante dois dias em Lisboa. 

Administrador e editor do 'Bologue Conosaba do Porto', esteve presente e, testemunhou tudo! 

"Justificação e Objectivos da Conferência Nacional" 

A história da Guiné-Bissau, quer no período pré-colonial ou pós-independência, foi sempre marcada por episódios de resistências, confrontos de diversas ordens entre as diferentes forças, protagonizadas por distintos grupos étnicos, sociais e políticos. A luta armada de libertação nacional, que tanto promoveu a independência, foi também geradora de grandes confrontos e violências entre os guineenses, devido a antagonismos entre a parte colonial e a dos movimentos de libertação.

-- Reforçar o diálogo e a cooperação entre os diferentes atores nacionais na Guiné-Bissau;

- - Contribuir para reforçar a tolerância, a autoestima do guineense e a confiança entre os cidadãos e entre estes e as instituições da República:

--Adotar modelo de reconciliação para o País a propor aos órgãos de soberania, que permita esclarecer mecanismos e estratégias de prevenção dos conflitos na Guiné-Bissau, bem como identificar os mecanismos adequados para a resolução definitiva dos conflitos. 

Abertura:
Sábado e Domingo -  ás 10 horas
Dr. Hélder Jorge Vaz Gomes Lopes, o novo embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, deu boas vindas e agradeceu a todos presentes na conferência. 

Hélder Vaz foi Ministro de Estado, da Economia e Desenvolvimento Regional da Guiné-Bissau, Presidente do Partido Movimento Bafatá, representante da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) no Conselho Económico e Social das Nações Unidas e nas Comissões Económicas Regionais da ONU de 2005 a 2007, e Diretor-Geral da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) entre 2008 e 2014.

Dr. Hélder Jorge Vaz, na qualidade de anfitrião, encerrou a conferência no domingo, agradecendo a comissão organizadora que veio da República da Guiné-Bissau e a todos que participaram nesta grandiosa iniciativa. 

Questões bem exploradas e debatidas na conferência:

- Estado, identidade e soberania nacionais: um processo complexo em construção (Identidade e independência).

- Democracia e Organização Política do Estado (Da independência ao Golpe de Estado de 1980).

- Justiça como elemento central na construção de Estado de direito democrático.

- Forças de defesa e segurança: desafios de uma instituição num processo de transformações políticas.

- Desenvolvimento socioeconómico e segurança humana.

- Igualdade de género: um caminho necessário nas transformações sociais do País.

Diáspora Bissau-guineense na transformação política e socioeconómica do País.

- Recomendações Finais

Na conferência, a maioria dos guineenses presentes deram as contribuições através de ideias importantíssimas para ajudar nos mecanismos de prevenção e resolução definitiva dos conflitos na Guiné-Bissau.

Na conferência estiveram Pessoal Docente, Técnicos Especializados, Trabalhadores, Estudantes, Dirigentes Associativos etc , etc.

Intervenientes conhecidos na praça:

Respeitado Constitucionalista guineense, Dr. Carlos Vamain, Dra. Antonieta Rosa Gomes, fundadora e líder do Fórum Cívico Guineense-Social Democracia, licenciada em Direito na Universidade de São Paulo. Trabalhou com Kumba Ialá como Ministra da Justiça e Ministra dos Negócios Estrangeiros em várias épocas. Foi candidata nas eleições presidenciais de 1994, 1999 e 2005.. Em 2004 foi presidente da comissão do Supremo Tribunal de Justiça.


Ex-secretário Estado da Comunicação Social da Guiné-Bissau, jornalista João de Barros. 


Jornalista guineense Waldir Araújo, redator da RDP África cobriu a conferência durante dois dias.



A conferência correu pela positiva e Viva República da Guiné-Bissau.








Sem comentários:

Enviar um comentário