"Pa kaba cu Menhér Menhér, um bês na Guiné-Bissau (...)
A Embaixada da República da Guiné-Bissau em Portugal colaborou, ajudou e apoiou em tudo, para que, a conferência corresse bem!
Nos dias 16 e 17 (sábado e Domingo) de fevereiro de 2019, decorreu em Lisboa, Conferência Diáspora Europa Lisboa- "Caminhos Para a Consolidação da Paz e Desenvolvimento" na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa - Alameda da Universidade MB, Lisboa, fundada em junho de 1913.
Na conferência, estava uma delegação que veio da Guiné-Bissau: Padre, Domingos da Fonseca, Dr. Osíris Francisco Pina Ferreira, Jornalista Ricardo Semedo, Dra. Alexandrina Marino Mane e Jornalista Osvaldo Nicolau Gomes. para recolher opiniões dos guineenses residentes em Portugal para a tomada de decisões importantíssimas que podem ajudar a nossa querida Pátria — Guiné-Bissau sair da crise política vigente e, também para prevenir eventuais crises que puderam a vir no futuro.
A Comissão Organizadora da Conferência Nacional para Reconciliação e a Paz na Guiné-Bissau, liderado por Padre Domingos da Fonseca, foi quem promoveu e presidiu todo trabalho, durante dois dias em Lisboa.
Administrador e editor do 'Bologue Conosaba do Porto', esteve presente e, testemunhou tudo!
"Justificação e Objectivos da Conferência Nacional"
A história da Guiné-Bissau, quer no período pré-colonial ou pós-independência, foi sempre marcada por episódios de resistências, confrontos de diversas ordens entre as diferentes forças, protagonizadas por distintos grupos étnicos, sociais e políticos. A luta armada de libertação nacional, que tanto promoveu a independência, foi também geradora de grandes confrontos e violências entre os guineenses, devido a antagonismos entre a parte colonial e a dos movimentos de libertação.
-- Reforçar o diálogo e a cooperação entre os diferentes atores nacionais na Guiné-Bissau;
- - Contribuir para reforçar a tolerância, a autoestima do guineense e a confiança entre os cidadãos e entre estes e as instituições da República:
--Adotar modelo de reconciliação para o País a propor aos órgãos de soberania, que permita esclarecer mecanismos e estratégias de prevenção dos conflitos na Guiné-Bissau, bem como identificar os mecanismos adequados para a resolução definitiva dos conflitos.
Abertura:
Sábado e Domingo - ás 10 horas
Dr. Hélder Jorge Vaz Gomes Lopes, o novo embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, deu boas vindas e agradeceu a todos presentes na conferência.
Hélder Vaz foi Ministro de Estado, da Economia e Desenvolvimento Regional da Guiné-Bissau, Presidente do Partido Movimento Bafatá, representante da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) no Conselho Económico e Social das Nações Unidas e nas Comissões Económicas Regionais da ONU de 2005 a 2007, e Diretor-Geral da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) entre 2008 e 2014.
Dr. Hélder Jorge Vaz, na qualidade de anfitrião, encerrou a conferência no domingo, agradecendo a comissão organizadora que veio da República da Guiné-Bissau e a todos que participaram nesta grandiosa iniciativa.
Questões bem exploradas e debatidas na conferência:
- Estado, identidade e soberania nacionais: um processo complexo em construção (Identidade e independência).
- Democracia e Organização Política do Estado (Da independência ao Golpe de Estado de 1980).
- Justiça como elemento central na construção de Estado de direito democrático.
- Forças de defesa e segurança: desafios de uma instituição num processo de transformações políticas.
- Desenvolvimento socioeconómico e segurança humana.
- Igualdade de género: um caminho necessário nas transformações sociais do País.
- Diáspora Bissau-guineense na transformação política e socioeconómica do País.
- Recomendações Finais
Na conferência, a maioria dos guineenses presentes deram as contribuições através de ideias importantíssimas para ajudar nos mecanismos de prevenção e resolução definitiva dos conflitos na Guiné-Bissau.
Na conferência estiveram Pessoal Docente, Técnicos Especializados, Trabalhadores, Estudantes, Dirigentes Associativos etc , etc.
Intervenientes conhecidos na praça:
Respeitado Constitucionalista guineense, Dr. Carlos Vamain, Dra. Antonieta Rosa Gomes, fundadora e líder do Fórum Cívico Guineense-Social Democracia, licenciada em Direito na Universidade de São Paulo. Trabalhou com Kumba Ialá como Ministra da Justiça e Ministra dos Negócios Estrangeiros em várias épocas. Foi candidata nas eleições presidenciais de 1994, 1999 e 2005.. Em 2004 foi presidente da comissão do Supremo Tribunal de Justiça.
Ex-secretário Estado da Comunicação Social da Guiné-Bissau, jornalista João de Barros.
Jornalista guineense Waldir Araújo, redator da RDP África cobriu a conferência durante dois dias.
Sem comentários:
Enviar um comentário