sábado, 23 de fevereiro de 2019

«COMUNICAÇÃO SOCIAL» GOVERNO GUINEENSE E SINDICATOS DE BASE DE ÓRGÃOS PÚBLICOS ASSINAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO

Suleimane Seidi
Bissau, 22 fev 19 (ANG) – O Governo e os sindicatos de base dos trabalhadores de órgãos públicos de comunicação social, nomeadamente da Agência de Notícias da Guiné(ANG), do jornal Nô Pinta e da RDN assinaram hoje um memorando de entendimento que põe fim ao movimento grevista em curso no sector desde o ano passado.

Segundo o documento à que a ANG teve acesso, o governo se comprometeu a garantir o pagamento dos salários dos funcionários que aguardam admissão na Função Pública, até a realização de um concurso para o efeito.


Os sindicatos optaram, e o governo concordou, pela continuidade da modalidade de pagamento de 60 por cento de acréscimo sobre o salário de jornalistas e técnicos.
O governo ainda concordou em devolver aos funcionários os montantes descontados àqueles que participartam na greve em agosto do ano passado.

Relativamente a reivindicação de pagamento de 97 milhões de francos cfa à RDN, o governo se compromeu a informar-se sobre o processo de pagamento da alegada dívida mas solicitou por outro lado ao Forum dos sindicatos de base dos três órgãos de comunicação social a reunir mais documentos comprovativos da liquidação ou não do referido valor.

No quadro das reivindicações, os três órgãos observaram recentemente uma greve de duas semanas , tendo declarado a intenção de promover mais greves até a satisfação das reivindicações.

Da parte do Governo assinou o Memorando o Secretário de Estado do Tesouro, Suleimane Seidi, na presença do ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Agnelo Augusto Regala.

Costa Mbonda ,presidente do Sindicato de base dos trabalhadores da ANG, assinou na qualidade de vice-presidente do Fórum dos sindicatos de base dos trabalhadres da ANG, Nô Pintcha e RDN.

E como testemunhas, assinaram dirigentes do Sindicato Nacional de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (Sinjotecs) , nomeadamete, Fátima Tchuma Camará, Vice-prsidente do Sinjotecs para órgãos público, Sabino Santos Lopes, Vice-presidente para órgãos privados e Assana Sambú, Secretario para relações públicas e externas. 

Conosaba/ANG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário