quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

«SE NA REALIDADE, SOMOS APROXIMADAMENTE 2 MILHÕES DE HABITANTES» GUINÉ-BISSAU/ELEIÇÕES: GOVERNO GUINEENSE ENTREGA À CNE CADERNOS DEFINITIVOS COM 761.676 ELEITORES


A ministra da Administração Territorial da Guiné-Bissau, Ester Fernandes, entregou hoje ao presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) os cadernos eleitorais definitivos com 761.676 eleitores, que poderão votar nas legislativas de 10 de março.


Ao receber os cadernos, alvo de uma auditoria internacional por parte de peritos da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), o presidente da CNE, José Pedro Sambú, confirmou a realização de eleições, a 10 de março, "num clima da paz, segurança e tranquilidade".

José Pedro Sambú disse que com o ato, o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE, instituição do Governo) cumpriu com a sua missão, passando a responsabilidade pela condução do processo à CNE, após discussões acaloradas e interpretações distintas entre os atores guineenses, disse.

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e porta-voz do Governo, Agnelo Regala, considerou que a realização da auditoria aos ficheiros eleitorais, uma das exigências feitas pelos partidos políticos, "demonstra a credibilidade" do recenseamento o que, disse, "dá uma confiabilidade" ao processo.

Regala afirmou que agora caberá a CNE fazer avançar o processo, para que a 10 de março os guineenses escolham os seus dirigentes para os próximos quatro anos.

"Os partidos podem digladiar-se, mas na base de projetos concretos", exortou o governante, pedindo civismo, unidade nacional e fraternidade entre os concorrentes, evitando o incitamento às divisões da população com base na etnia ou religião.

O comissário para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) disse hoje que os peritos demonstraram que o processo de recenseamento na Guiné-Bissau foi credível e transparente.

"Os peritos demonstraram a credibilidade e transparência do processo de recenseamento biométrico, baseado nas impressões digitais dos eleitores. Mais de 700 mil eleitores foram recenseados e os partidos políticos tomaram nota das correções feitas e as listas definitivas vão ser entregues à Comissão Nacional de Eleições", disse o general Francis Awagbe Behanzin.

Conosaba/Lusa



Sem comentários:

Enviar um comentário