quinta-feira, 8 de novembro de 2018

PRS CONSIDERA DE “CONTURBADO” RECENSEAMENTO ELEITORAL EM CURSO


O Partido da Renovação Social (PRS) voltou a considerar que o presente processo de recenseamento eleitoral é altamente conturbado “que cria problemas e vai terminar com problemas”.

A consideração é de Orlando Mendes Veigas esta quarta-feira (7 de Novembro) a margem da reunião da comissão política dos renovadores.

«É um recenseamento altamente conturbado jamais visto na história da Guiné-Bissau que se iniciou com problemas e no nosso ponto de vista vai terminar com problemas porque não se leva em considerações as preocupações de outras partes envolvidas no processo. Para termos uma eleição livre, justa e transparente, temos que ter um recenseamento que não vai beneficiar uns em detrimento dos outros», considera Veiga.

Por outro lado sublinhou que a CEDEAO deve ter baseado em algum pressuposto para solicitar a realização das eleições ainda este ano, isso numa clara alusão a ultima decisão da organização sub-regional.

“ Se a CEDEAO entender que as eleições devem ter lugar ainda este ano, penso que há um pressuposto em que baseiam. No início, as eleições tinham sido marcadas para 18 de Novembro, mas chegamos a conclusão que não seria possível e vamos para uma nova data, então resta-nos aguardar pelos pressupostos anunciados”, diz.

Entretanto, revelou que a CEDEAO podia colocar no país uma missão de observação de recenseamento a semelhança do que está acontecer no Togo, para depois avançar que estão disponíveis e abraçar qualquer iniciativa que crie paz e estabilidade porque “ já estamos farto de problemas”.

Durante a reunião, os renovadores vão apresentar o programa eleitoral para as eleições legislativas e análise de processo de recenseamento eleitoral em curso.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba domPorto

Sem comentários:

Enviar um comentário