terça-feira, 20 de novembro de 2018

«OPINIÃO» "CONTRACTOS LUDÍBRIOS" - CELINA TAVARES

Nenhum contracto até hoje beneficiou o país. Os que actuam cá dentro, estão-se enriquecendo em velocidade máxima, com paupérrimos serviços, como luz, água, Internet e telemóveis.

Com esses Contractos Tribofes, estão acabando com as nossas florestas, mares e o seu habitat, clima , beleza..enfim...
Será assim tão difícil prever, perante o já catastrófico presente, o futuro próximo, por esse caminhar? O dinheiro poderá parar a raiva e a punição da natureza?! E haverá dinheiro para responder a qualquer catástrofe, como a fome?!
Qual a pressa e pressa de quê e para quê e quem?!

Quer-se contractos que beneficiem o país e satisfaçam as necessidades do povo, não contractos com luvas elevadas beneficiando apenas alguns grupos, deixando o povo e o país no lamaçal em que nos encontramos.

- O povo quer ver um mercado de trabalho para se ocupar e se dignificar.
- Os estudantes querem escolas com qualidade para uma boa aprendizagem. Querem livrarias públicas, museus, centros juvenis, etc.
- Os doentes querem hospitais devidamente montados para que seja um local de salva vidas e não retira vidas.
- A cidade necessita de casas de banho público para acabar com a falta de higiene e desrespeito pelas esquinas das casas.
- O povo necessita de um país com cidades urbanizadas, ruas com seus devidos nomes e um serviço de correios à funcionar devidamente nas distribuições dos correios e terminar com a pouca vergonha da invasão de pessoas nos aeroportos para entregas indevidas de correspondências e encomendas para serem entregues aos familiares ou amigos em necessidade urgente de algo e sem meios para pagarem a exorbitante quantia que o DHL pede.
- Os idosos necessitam de um final com um pouco mais de atenção, um lar, um clube com TV, livros, jogos e demais programas para o seu tempo livre.

- As famílias querem habitações condignas para uma melhor orientação familiar. Necessitam de Centros de Atendimento Familiar, com técnicos à altura para prestação de serviços em todas as áreas.

- As crianças querem um parque para viverem a sua época e não pelos cantos dos bares vivenciando vulgaridade.

- O povo necessita de autocarros públicos, para acabar com a poluição na cidade dos toca tocas e taxis, que circulam em péssimas condições para a saúde.

- O povo necessita de contractos que interliguem energia e comunicação com novas tecnologias productivas, permitindo assim avanços no desenvolvimento do país.

- Os vendedores necessitam de um mercado montado em cada bairro, para acabar com a pouca vergonha de vendedores ambulantes pelas avenidas da chamada cidade/capital.

- O povo necessita de contractos com empresa capaz de alcatroar e não abarrotar estradas. Este país conheceu estradas alcatroadas no tempo colonial e ainda hoje existem resíduos do excelente trabalho feito há mais de 60 anos.

- As nossas futuras gerações não podem de forma alguma vir a herdar a miséria que se lhes está preparando, com contractos destruidores e dívidas impagáveis. Qual virá a ser o padrão de suas vidas por este caminhar, sem fonte de emprego e nível escolar?!
- Os quase 80% do povo com um nivel de vida deteriorado, quer contractos que se lhes assegure mínimas condições para viver.
- O povo necessita que este governo concentre seus esforços no prioritário, preparar eleições transparentes e justas. O futuro governo então poderá trabalhar nas demais prioridades, priorizando as reformas para retomar o desenvolvimento económico e social do país.

Tem-se fechado quase todas as portas para o desenvolvimento da nossa juventude, mas eles têm demonstrado persistência. Está-se a preparar uma péssima herança para os seus filhos, mas eles estão atentos. Quem não deve não teme. Apenas posso deixar aos mesmos um clamor, para que se recenciem todos, num processo devidamente fiscalizado e transparente, e no dia das eleições, sairem em massa e votar. Que não se esqueçam que esse voto, não só será a escolha para o vosso presente, mas também o vosso futuro e o futuro dos vossos filhos.

Enfim...Não há nada, não temos nada e nada estamos para ter se por este caminho se continuar a enveredar com esse espírito manuseador de alguns dos tantos que têm vindo por aí a circular como mandantes.

Um bem haja para todos os bons filhos deste país desamado.

Celina Tavares
Novembro 20, 2018
Bissau, Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário